Fotografia: DR
“The Essence of Surfing”, em estreia mundial, e “Source Sea”, “Winter”, “Learning to Float” e “Rail to Rail”, em estreia na Europa, são os principais destaques dos 15 filmes em projecção na 3ª edição do festival de cinema de surf da Ericeira, agora Allianz Portuguese Surf Film Festival, entre os dias 24 e 27 de Julho na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira.
O certame tem este ano o maior cartaz de sempre e, para além das estreias internacionais, são 10 os filmes em exibição que se mostram pela primeira vez em Portugal. A exemplo de edições anteriores, as películas em projecção concorrem a cinco prémios em disputa: Curtas, Filme de Surf, Sustentabilidade, Prémio do Público e Banda-Sonora.
Entre os filmes que figuram no cartaz está, em estreia mundial, “The Essence of Surfing”, filme norte-americano produzido por Geoff Clark, o produtor de “Isolated”, filme que em 2013 venceu o prémio da Escolha do Público.
Em estreia europeia contam-se “Source to Sea”, de Matt Crocker e James Dean, “Winter”, de Gabriel Novis, “Learning to Float”, de Brendan Calder, e “Rail to Rail”, de Joel Sharpe e produzido por Skye Nichol.
“Tivemos algumas candidaturas de última hora, o que fez com que o cartaz só agora fosse anunciado,” afirma Susana Andrade, directora do festival. “Estamos muitíssimo satisfeitos com a qualidade que este ano, mais uma vez, apresentamos ao público que vem à Ericeira. A tarefa do júri em escolher quatro filmes deste cartaz como vencedores não está nada facilitada.”
O festival deste ano terá em Chris Nelson, director do London Surf Film Festival, Henrique Teixeira, director do Festival Internacional de Cinema de Surf da Ilha da Madeira, e Miguel Ruivo, treinador de surf, os júris dos prémios em competição.
O evento também conta com a participação dos realizadores Julian e Joaquin Azulay, (“Tierra de Patagones”), Mark Waters (“The Salt Trail”) e Peter Hamblin (“The Ripple Effect”) para sessões de perguntas e respostas.
A inauguração é na Quinta-feira, às 18 horas, na Casa de Cultura da Ericeira, numa cerimónia abrilhantada pelas presenças de um representante da Câmara Municipal de Mafra e do Presidente Honorário do Festival, Pedro Martins de Lima.
Durante a inauguração haverá uma prova de vinhos regionais da Vidigal Wines, marca criada e explorada por surfistas, e a abertura da galeria de arte com trabalhos de artistas convidados, como o projecto Skeleton Sea, Gonçalo Osório, Ricardo Bravo ou César Scarpa Medeiros, e ainda pranchas de surf da Wavegliders e o projecto de capas para pranchas Mermaid Dress.
No Sábado à noite, a praia dos Pescadores recebe uma sessão de cinema ao ar livre, uma Sunset Party e concertos de Lusitanian Ghosts e Primitive Reason, em formato acústico.
As entradas para as sessões de cinema têm o valor de 2€ por filme em projecção.
PROGRAMAÇÃO ALLIANZ PORTUGUESE SURF FILM FESTIVAL
The Essence of Surfing
“The Essence of Surfing” é um documentário fascinante que explica concretamente porque é que o surf é o melhor desporto do mundo. Com a participação de vários tipos de surfistas, “The Essence of Surfing” traz a descoberto o que há neste desporto que o torna tão necessário na vida de cada um deles.
Título: The Essence of Surfing
Realização: Phil Waller
Argumento: Phil Waller
Produção: Phil Waller
Cinematografia: Erik Ippel and Mike Prickett
Banda Sonora: J Thoven
Projecção: 26 de Julho, 22 horas
Tierra de Patagones
Uma viagem de seis meses dos irmãos Gauchos del Mar pela região da Patagónia. Novas ondas descobertas, novos amigos, a cultura patagónica, animais únicos e uma viagem pela Ilha dos Estados em busca de novas ondas.
Título: Tierra de Patagones
Realização: Julian & Joaquin Azulay
Argumento: Gaspar Segafredo & Joaquin Azulay
Produção: Gauchos del mar (Julian & Joaquin Azulay)
Cinematografia: Julian & Joaquin Azulay, Santiago Bernaldo de Quiros and Isabella Veliz Vazquez
Banda Sonora: Ignacio Seratti, Ultramar, Tomas Murmis, Feliz Entierro, Cirilo Carrizo, Nacho Ezcurra, Mariano Rodriguez, Martin Damian and Ines Bayala
Projecção: 25 de Julho, 23 horas
Learning to Float
Aos 12 anos, Giovanni Douresseau pesava cerca de 127 kgs, quando foi levado para uma surf trip. Apaixonou-se pela sensação de deslizar numa onda e conheceu um mentor que o ajudou a transformar a sua vida. Dez anos mais tarde, Giovanni, com menos 45 kgs, procura dar a crianças em situação de exclusão o presente de surfar, tal como o recebeu alguns anos antes.
Título: Learning To Float
Realização: Brendan Calder
Argumento: Brendan Calder
Produção: Brendan Calder
Cinematografia: Brendan Calder
Banda Sonora: The Album Leaf
Projecção: 25 de Julho, 21 horas
Se7en Signs
“SE7EN SIGNS” é incomparável. Trata-se da antologia de seis realizadores, em países diferentes, numa viagem. O português João Rito foi um dos realizadores que conseguiu a oportunidade de contribuir para este filme de Nathan Myers, que conta com Peter Devries, Asher Pacey, Ozzy Wright, Torrey Meister, Joel Fitzgerald, Harrison Roach, Otis Carey, Daniel Jones, Chris Del Moro, Eli Steele, Noah Cohen, Gavin Gillette e Kiron Jabour.
Projecção: 26 de Julho, 22 horas
Home Coming
“Home Coming” conta a história do realizador de cinema de surf Nathan Oldfield quando estava a filmar segmentos do seu último trabalho, The Heart and The Sea. Estando tão sensibilizado pela cultura e energia do País Basco, Oldfield sentiu-se como que abençoado neste regresso às raízes com a sua família.
Título: Home Coming
Realização: Iker Treviño
Argumento: Natxo Escobar, Iker Treviño, Xabi Irure
Produção: Natxo Escobar
Cinematografia: Txarli Argiñano, Iker Treviño
Banda Sonora: Vários
Projecção: 25 de Julho, 21 horas
The Salt Trail
Esta é uma história visual que permite rasgos de cor nas nossas vidas, que nos abre os olhos e nos faz partir em busca dos nossos sonhos. Enquanto amantes de ondas, inspira-nos viajar pelo globo em busca das mais perfeitas ondas. Mas se olharmos ainda mais longe, percebemos que o que conta são as pessoas que conhecemos e como essas experiências nos transformam por dentro.
Título: The Salt Trail
Realização: Mark Waters
Argumento: Mark Waters
Produção: Mark Waters
Cinematografia: Mark Waters
Banda Sonora: Farryl Purkiss – “Ways to Live Forever”; Dexter Britain – “Second Class Citizen”; Andrew Bird – “Lull”; A New Normal – “The In-Between”; Orbit Over Luna – Like Branches Moved By The Same Wind; Fink – “Sort Of Revolution”; Stray Theories – “Blackout”; Jonathan Armandary Ben Howard – “Promise”; A New Normal – “Epilogue”.
Projecção: 27 de Julho, 21 horas
Invasion
Os surfistas Jerome Sahyoun e Axi Muniain não foram de todo os primeiros a colocar luzes LED nas suas pranchas, mas foram os primeiros a fazer um filme de surf do género e a associarem-nos a uma invasão. Numa noite escura em Marrocos, Sahyoun e Muniain apanharam uma onda e iluminaram-na, quase parecendo invasores vindos do espaço.
Título: Invasion
Realização: Berho / Larocca
Argumento: Berho / Larocca
Produção: Berho / Larocca
Cinematografia: Berho / Larocca
Banda Sonora: Artiste, BLUE EYES, Who Shot Me
Projecção: 26 de Julho, 22 horas
Rail to Rail
Zacundo cresceu a pedir pranchas de bodyboard emprestadas, mas utilizava-las como mais ninguém. Passado numa pequena vila de El Salvador, “Rail to Rail” é a história de um surfista equipado com pouco mais do que um bodyboard e a sua ingenuidade, surfando da forma como sempre gostou.
Título: Rail to Rail
Realização: Joel Sharpe
Argumento: Joel Sharpe
Produção: Skye Nichol
Cinematografia: Joel Sharpe
Banda Sonora: Ir Para Llegar by Ishto Jueves
Projecção: 24 de Julho, 21 horas
Winter
Não reparas na beleza de um cristal branco que cai do céu mesmo na ponta do teu nariz. É tão real quanto a geada que rói as unhas, mas não tão relevante. O Inverno entra no teu corpo antes da cidade estar coberta de branco. O sol aparece mas não deixa os seus raios tocarem-te. As estações mudam permanentemente, mas não a memória de um Dezembro escuro.
Título: Winter
Realização: Gabriel Novis
Argumento: Cornelia Grimsmo
Produção: Gabriel Novis
Cinematografia: Gabriel Novis
Projecção: 24 de Julho, 21 horas
I Wanna Surf
Surf não é a primeira coisa que associamos a este pequeno país encaixado no meio da Europa. E mesmo assim, há bastante a acontecer na Suíça. Sem mar ou surf, os surfistas suíços são forçados a aproveitar todas as oportunidades que têm, seja numa onda estática de um rio, atrás do veneno dos barcos a motor ou simplesmente com uma mochila e um bilhete de avião.
Título: I Wanna Surf – Swiss Surf Documentary
Realização: Timon Rupp
Argumento: Swiss Surf Film Association
Produção: Swiss Surf Film Association
Cinematografia: Timon Rupp
Banda Sonora: Baenz Isler
Projecção: 24 de Julho, 21 horas
Catch It
Habituada a uma vida na estrada, a francesa Léa Brassy aproveita uma pausa no spot de Unstad, nas ilhas Lofoten, a norte da Noruega. Troca o bikini por um fato grosso e liga-se às montanhas circundantes, ao surf Ártico e à vida simples. Seja a remar para uma onda ou em busca de uma paixão, Lea relembra-nos que se for a altura certa, we have to catch it.
Título: Catch It
Realização: Sarah Menzies
Argumento: Sarah Menzies
Produção: Sarah Menzies
Cinematografia: Sarah Menzies
Banda Sonora: Vários
Projecção: 24 de Julho, 23 horas
Source to Sea
Um grupo de surfistas natos embarcam numa viagem pouco usual: planeiam remar 175 milhas ao longo do rio mais comprido da Grã Bretanha, o infame Rio Severn. A equipa parte desde as montanhas do País de Gales até à lamacenta ribeira do canal de Bristol. E mais! Fazem esta viagem navegando naquilo que mais se associa ao mar turquesa do Havai: pranchas insufláveis de Stand Up Paddle.
Título: Source to Sea
Realização: Matt Crocker/James Dean
Argumento: Matt Crocker/James Dean
Produção: Matt Crocker/James Dean
Cinematografia: Matt Crocker/James Dean/Simon Ball/Tristan Bawn/Tony Bain/Jason Moriarty
Banda Sonora: Epidemic Sound
Projecção: 24 de Julho, 23 horas
Out in the Line Up
Dois surfistas homosexuais embarcam numa viagem para descobrir o tabu da homosexualidade no surf, tornando-se parte de uma comunidade emergente, preparada para sair das sombras do secretismo, de modo a criar uma cultura de surf mais aberta e disponível.
Título: Out in the Line Up
Realização: Ian W Thomson
Argumento: Ian W Thomson
Produção: Thomas Castets
Cinematografia: Campbell Wilson
Banda Sonora: Glen Walsh
Projecção: 24 de Julho, 23 horas
The Ripple Effect
“The Ripple Effect” mostra algumas histórias interessantes e personagens da sua história, mas não os temas habituais e nem no ritmo habitualmente suave das narrativas históricas.
Título: The Ripple Effect
Realização: Peter Hamblin
Argumento: Tim Baker
Produção: Redbull Surfing
Cinematografia: Peter Hamblin
Banda Sonora: Redbull Media House
Projecção: 25 de Julho, 22.15 horas
Mar Sem Fim
“Mar Sem Fim” é um projecto pioneiro de descoberta de ondas grandes, perfeitas, desconhecidas e inexploradas. A viagem começa na ilha de São Miguel, nos Açores.
Título: Mar Sem Fim
Realização: Sachi Cunningham
Projecção: 26 de Julho, 22 horas