Fotografia: DR
“O Espírito de um País: 25 de Abril | 40 anos” é o título de um espectáculo musical desenhado por Rodrigo Leão que teve lugar nas escadarias da Assembleia da República, em Lisboa, no mês de Abril, por ocasião das comemorações das quatro décadas da Revolução dos Cravos. Meio ano volvido, o músico e compositor português lança agora um registo ao vivo em disco e DVD, com o mesmo nome, sobre o evento comemorativo.
O espectáculo, que surgiu a convite do Parlamento ao artista que tem forte ligações à Ericeira, dividiu-se em três partes: “A Liberdade”, “O Sonho” e “Triunfal”. A composição teve novos arranjos nos temas do autor, recuperou versões dos Madredeus pela voz da acordeonista Celina da Piedade, contou com a participação de Camané e estreou “O Espírito de Um País (Dança de Abril)”, uma homenagem à liberdade segundo Rodrigo Leão.
O alinhamento musical foi interpretado, na sua maioria, pela Sinfonietta de Lisboa, sob comando de Vasco Pierce de Azevedo e com arranjos de Artur Fernandes, do grupo Danças Ocultas, Pedro Moreira e Carlos Tony Gomes. O Grupo de Percussões de Lisboa e o Coro Juvenil da Fundação Musical dos Amigos das Crianças também participaram no concerto.
Com a edição de “O Espírito de um País”, Rodrigo Leão lança um registo sonoro e audiovisual intemporal das comemorações das quatro décadas do 25 de Abril.
O pack comemorativo já pode ser encontrado nas lojas habituais.