Fotografia: DR
Em Julho deste ano Gerry Lopez veio à Ericeira para a estreia europeia dum documentário biográfico protagonizado por si.
Entre a conferência de imprensa vespertina e a projecção nocturna do filme sobre Mr. Pipeline, colocou-se a questão de saber se este icónico surfista já havia passado anteriormente pela vila dos ouriços, existindo registos que comprovam a sua vinda em pelo menos outra ocasião, há mais de duas décadas.
uma pessoa super simpática e amável
O surfista Rodrigo Neves, mais conhecido localmente por Kauai (o nome da sua marca de pranchas – é shaper desde 1990) recorda esse acontecimento com o complemento de duas imagens.
O seu encontro com o surfista havaiano deu-se nos finais dos anos 90 e Rodrigo Neves guarda na memória “uma pessoa super simpática e amável, que se disponibilizou imediatamente para tirar fotos e dar autógrafos, mesmo estando com os amigos na praia”.
Sem saber exactamente o que terá trazido Mr. Pipeline à Ericeira dessa vez, ‘Kauai’ recorda que estiveram “a conversar sobre pranchas e eu disse-lhe que sou shaper e que a minha marca era o nome de uma ilha havaiana e ele achou muito interessante.”
De forma a estabelecer uma ponte entre este episódio e a mais recente passagem do símbolo do surf, perguntámos também a Rodrigo Neves – esteve presente na exibição do filme, mas desta vez não teve oportunidade de falar com a figura ímpar na História das Ondas – qual é a sua apreciação sobre o documentário “The Yin & Yang of Gerry Lopez”, realizado por Stacy Peralta:
“Achei o filme muito bem conseguido, fala das etapas todas da vida do Gerry Lopez, duma forma muito objectiva, não é só surf mas sim um apanhado da vida dele. Muito bom.”
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês