Fotografia: CMMafra
O Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf da Ericeira (CIRMSE), inaugurado em Junho de 2016, reabriu recentemente ao público, após uma intervenção de requalificação das suas componentes tecnológicas e de reformulação dos respectivos conteúdos expositivos.
Esta requalificação integrou-se nas comemorações do 10º aniversário da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, celebrado em 2021 pelo EWSR+10, e alinha-se com a certificação do território como Destino Turístico Sustentável.
este foi o projecto melhor classificado de entre as 172 candidaturas recebidas pelo Fundo Ambiental
Instalado no primeiro piso do Posto de Turismo da Ericeira, na central Praça da República – conhecida não oficialmente como ‘Jogo da Bola’ –, este equipamento dedicado à educação ambiental passou a disponibilizar uma exposição permanente ainda mais imersiva e que nos faz sentir parte de algumas cenas emblemáticas do filme “Minority Report”, realizado por Steven Spielberg.
Aproveitando a exploração sensorial, nomeadamente através da visão, da audição e do olfato, o CIRMSE dispõe de três zonas exploratórias principais, duas das quais incluindo tecnologia touchless, garantindo assim melhores condições para a visitação de públicos de todas as idades.
O projecto é cofinanciado pelo Fundo Ambiental no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 – Proteger a vida terrestre, tendo sido o projecto melhor classificado de entre as 172 candidaturas recebidas por este Fundo.
Este Centro de Interpretação está aberto ao público das 10 às 13 e das 14 às 18 horas, de Segunda-feira a Domingo, excepto nos dias 25 de Dezembro, 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e Quinta-feira da Ascensão ou da Espiga – o feriado municipal no concelho de Mafra.
O CIRMSE aceita visitas em contexto pedagógico, mediante marcação através do e-mail turismo.ericeira@cm-mafra.pt, encontrando-se agendada uma visita gratuita, mas sujeita a inscrição prévia no site da Câmara Municipal de Mafra, para a tarde do dia 8 de Junho no âmbito da 1ª edição da Semana do Ambiente em Mafra.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês