Fotografia: Câmara Municipal de Mafra
Foi inaugurado sexta-feira o Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, instalado no edifício do Posto de Turismo local, objecto de recente requalificação por parte da Câmara Municipal de Mafra.
O piso superior do edifício revela-se agora um autêntico centro de conhecimento sobre a Reserva Mundial de Surf, através duma abordagem interativa e que aposta na tecnologia. A experimentadesign, associação cultural que desenhou o projecto, teve como prioritária a preocupação de apresentar os conteúdos de forma digital e multimédia, relacionando o design e a programação informática.
A maior atracção do Centro de Interpretação promete ser a mesa interativa, composta por uma maquete que dá a conhecer as praias da Reserva Mundial de Surf (da Empa a São Lourenço) em formato de mapa, onde o visitante pode explorar os diversos conteúdos disponíveis em português e em inglês: características das sete ondas da Reserva; localização das escolas de surf; entrevistas com surfistas icónicos.
Com o apoio da comunidade surfista, que disponibilizou conteúdos, “pretende-se comunicar o valor essencial de cada uma das sete ondas e do habitat que as rodeia, porque a informação é o primeiro passo para a consciencialização ambiental. E esta informação destina-se à comunidade local e a todos os que nos visitam: porque este é um património da natureza que temos a obrigação de partilhar com o mundo”, declarou o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva.
Este é, assim, um espaço que explica aos turistas, surfistas ou não surfistas, o que é a Reserva Mundial de Surf da Ericeira nas suas diversas componentes, do ambiente à cultura.
Já no âmbito do posto de turismo, localizado no rés-do-chão do edifício, a intervenção visa elevar as condições de atendimento e acolhimento, complementadas por um surf café.