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Foi no passado dia 12 de Novembro que a Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL) realizou a Cerimónia de Entrega de Prémios do Concurso Queijos de Portugal, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda – no Porto –, e cinco queijos do Concelho de Mafra foram distinguidos, em diferentes categorias, como os melhores de Portugal:
- Queijo fresco de cabra: Lactinovo;
- Requeijão de vaca: Requeijoeste;
- Queijo de ovelha (cura prolongada): Serramonte – Queijos Santiago;
- Queijo de mistura (cura prolongada): Três Igrejas – Queijos Santiago;
- Novos sabores: Três Igrejas Pimenta da Terra – Queijos Santiago.
o evento pretende promover e estimular o desenvolvimento da indústria queijeira
Após esta 12ª edição, o Município de Mafra felicitou as empresas Lactinovo, Requeijoeste e Queijos Santiago pelo sucesso alcançado, reconhecendo os seus níveis de qualidade, inovação e de desempenho.
O concurso organizado pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios contou com o envolvimento de 54 empresas, de norte a sul do país, incluindo Madeira e Açores, num total de 204 queijos, nas 23 categorias do Concurso.
A competição decorreu em regime de “prova cega”, com 20 jurados representantes do sector queijeiro, dos organismos de controlo e certificação, da restauração e da gastronomia, da distribuição, representantes de empresas do sector industrial, de instituições de ensino e comunicação social.
concurso decorreu em regime de prova cega
Durante a Cerimónia, foram seleccionados queijos nas categorias: Queijos frescos de vaca, de ovelha, de cabra, de mistura, atabafado; Requeijão de vaca, ovelha, cabra, mistura; Queijo flamengo; Queijo de vaca de cura normal, prolongada; Queijo da Ilha; Queijo de ovelha amanteigado, cura normal, cura prolongada; Queijo de cabra de cura normal, prolongada; Queijo de mistura de cura normal, prolongada; Queijo para barrar; e ainda Novos sabores.
De acordo com Maria Cândida Marramaque, directora-geral da ANIL, “este evento pretende promover e estimular o desenvolvimento da indústria queijeira, no sentido de proporcionar mais e melhores escolhas, bem como fomentar o conhecimento e o posicionamento do produto junto do consumidor, potenciando a tão desejada «cultura de queijo».”
A organização considera que “o evento atingiu já uma maturidade bastante interessante, uma vez que consegue reunir uma diversidade de queijos com níveis de qualidade acima da média”.
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