Fotografia: Gustavo Veríssimo
São Lourenço, Ribeira d’Ilhas, Sul e Foz do Lizandro (na foto) são as praias da Ericeira candidatas a receber o galardão internacional da Bandeira Azul este ano. Só na região de Lisboa há 25 praias na lista de potenciais premiadas com a conceituada classificação que distingue anualmente a qualidade e segurança ambiental das zonas balneares.
“Beneficiamos de condições naturais únicas a nível europeu, o que nos permite ter uma oferta invejável em turismo de sol e mar. As praias da Região de Lisboa têm grande diversidade e riqueza e são um forte atributo turístico”, reagiu Vítor Costa, presidente da Entidade Regional de Turismo de Região de Lisboa (ERT-RL).
As praias da região de Lisboa atraem milhares de turistas todos os anos e distinguem-se por serem dos melhores locais do país para a prática de desportos como o surf e o bodyboard. A Ericeira, Reserva Mundial de Surf, é um dos ex-líbris do turismo balnear por albergar uma grande variedade de praias e locais para a prática de desportos aquáticos em tão curta distância de costa.
Cascais é a zona com maior número – 12 – de praias candidatas ao prémio: Praias da Crismina, Conceição, Duquesa, Moitas, Tamariz, Rainha, Poça, S. Pedro do Estoril, Avencas, Parede, Carcavelos e Guincho-Norte.
Seguem-se com quatro nomeações Mafra (Ericeira), Almada – Praias da Sereia, Mata, CDS/Santo António, Tarquínio e Paraíso/Dragão Vermelho; e Sesimbra – Praias do Ouro, Califórnia, Meco e Lagoa de Albufeira. A Praia da Figueirinha, em Setúbal, é a última das nomeadas.
A Bandeira Azul é uma das classificações mais prestigiadas do mundo na avaliação da qualidade ambiental das praias e portos de recreio e marinas que se candidatem e cumpram os critérios estabelecidos: informação e educação ambiental, segurança, serviços, gestão ambiental e equipamentos e qualidade da água.