Qualidade da água portuguesa entre as 10 melhores da União Europeia

Ericeira. - ph. Francisco Morais

 

Fotografia: DR

 

Portugal está no 9º lugar entre os 28 Estados membros da União Europeia na classificação de país com melhor qualidade de água, com um total de 86,2% das praias costeiras, lacustres e fluviais do país classificadas com excelente qualidade de água. A lista liderada pelo Chipre foi divulgada pela Comissão Europeia na última semana.

O ranking surge de um relatório da Agência Europeia do Ambiente que analisou a qualidade da água em 22 mil estâncias balneares da União Europeia, Suiça e Albânia em 2013. Além do Chipre, Portugal ficou atrás de Luxemburgo, Malta, Croácia, Grécia, Alemanha, Áustria e Itália.

Num comunicado divulgado pela Comissão Europeia, “as águas das praias, rios e lagos da Europa apresentam uma qualidade elevada”, com cerca de 95% das estâncias balneares a cumprirem com os requisitos de qualidade. A poluição em praias fluviais ou costeiras em alguns pontos de Portugal, decorrentes das tempestades que afectaram o país e que arrastaram contaminações microbiológicas de ribeiros ou sistemas de drenagem de águas residuais de habitações ilegais para as praias, foram determinantes para o resultado nacional no estudo, explicou a Agência Portuguesa do Ambiente.

Estónia, Bélgica, França, Espanha e Irlanda foram os países com os piores resultados, traduzindo-se numa maior percentagem de águas balneares de medíocre qualidade.