Fotografia: DR
A Câmara Municipal de Mafra e a Secretaria de Estado da Cultura criaram o Prémio Internacional de Composição – Órgãos do Palácio Nacional de Mafra, cuja primeira edição será este ano e que se vai realizar com periodicidade bienal. O anúncio foi feito pelos responsáveis das duas entidades, Hélder Sousa Silva e Jorge Barreto Xavier, respectivamente, na quinta-feira, Dia do Município, na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra.
O prémio surge no âmbito da nova prioridade estratégia municipal para a cultura, segundo anunciou o presidente da Câmara de Mafra. “Elegemos como factor decisivo de competitividade a preservação, a valorização e a projecção daquela que é a nossa ‘alma’: a Cultura”, disse na cerimónia Hélder Sousa Silva.
A distinção será atribuída aos compositores que apresentem peças destinadas à utilização simultânea daquele conjunto de seis órgãos de tubos.
Dividido em duas categorias, o prémio terá uma componente relativa à composição de uma obra original e outra para a referente transição para os seis órgãos.
Os prémios têm ainda agregados cheques de 10 mil e 5 mil euros para os vencedores nas respectivas componentes.
A divulgação do novo prémio surgiu no mesmo dia em que foi anunciada a previsão de abertura do Museu da Música para 2017 e o lançamento do concurso para as obras de requalificação dos sinos e carrilhões do Palácio de Mafra.
Na sessão solene o município também celebrou protocolos de colaboração com o Ministério da Defesa Nacional e com a Santa Casa da Misericórdia de Mafra para a criação de duas novas bolsas de parqueamento em Mafra. Já ao nível das instituições locais, foram ainda assinados acordos de cedência de instalações municipais, em regime de comodato, com o Clube Desportivo de Mafra e o Grupo Coral de Mafra.
CONDECORAÇÕES MUNICIPAIS
O evento ficou ainda marcado pela atribuição de condecorações municipais que reconheceram o mérito de diversas figuras do município:
– a Medalha de Honra da Vila de Mafra foi atribuída a Mário Pereira, director do Palácio Nacional de Mafra, Dinarte Machado, organeiro, e ao “Pão de Mafra”, ficando a Secção de Panificação da Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Concelho de Mafra (ACISM) fiel depositária da condecoração;
– a Medalha de Mérito Municipal foi entregue a Nunes Forte, profissional da comunicação e do espectáculo, José António Bento, Presidente Honorário da Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Mafra, e aos antigos presidentes de Juntas de Freguesia que exerceram três ou mais mandatos e cessaram funções em Outubro de 2013 – António Machado, Carlos Esteves, Hélder Ramos, Luís Cordeiro, Maria da Conceição Simões, Maria Natércia Simões, Nuno Sardinha, Paulo Ricardo e Vítor Rodrigues.