Fotografia: Francisco Antunes
Os prémios para o turismo português começam a surgir com uma periodicidade quase semanal. Desta vez Portugal foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, o melhor país do mundo para visitar pela revista Condé Nast Traveler, uma das mais conceituadas publicações turísticas do mundo, divulgou a publicação espanhola na Quinta-feira.
Os resultados da eleição provêm de uma votação online em que os leitores da revista escolhiam o melhor destino para viajar com base num conjunto de critério turísticos. Portugal acabou por ser o preferido dos leitores devido à combinação de cultura, gastronomia, “excelentes vinhos”, praias, campos de golfe, história e hospitalidade.
A cerimónia de entrega dos galardões da VI edição dos prémios Condé Nast Traveler decorreu nos jardins de Cecilio Rodriguez, no Parque do Retiro, Madrid.
“Esta distinção reforça a visibilidade de Portugal como destino turístico de excelência junto de Espanha, um dos principais mercados emissores internacionais que, em 2013, gerou mais de 3 milhões de dormidas e mais de mil milhões de euros em receitas. Destaco ainda, com orgulho, o facto de as qualidades únicas dos portugueses no contacto e recepção aos turistas, marcando-os pela positiva e motivando-os a regressar, ser um dos aspetos valorizados e que muito contribuiu para a obtenção de mais este prémio”, afirmou o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, após o anúncio do prémio.
Os prémios Condé Nast Traveler distinguem ainda, entre diversas categorias, os melhores hotéis, spa e resorts, a melhor ilha, a melhor cidade (este ano, Istambul, na Turquia), o melhor cruzeiro, o melhor produto tecnológico e a melhor linha aérea (Emirates).