Propostas de caminhadas: ao sol e ao luar

 

Fotografia: DR

 

Se gosta de caminhar pelos campos e aproveitar o ar fresco, nos dias 13 e 14 de Maio decorrem duas caminhadas com propostas bastante diferentes.

A primeira sugestão será trazida pela Trekking Nature na mística noite de Sexta-feira 13, com hora marcada para as 21:30. O trajecto vai guiar os mais corajosos pelos vales do Lizandro e do Arquitecto, num ambiente envolto em mistério que permite desvendar algumas das zonas mais verdejantes da região numa noite repleta de misticismo.

Com ponto de encontro na ladeira do Carvalhal, às 21:15, no Parque infantil em frente à Sociedade Recreativa, os participantes serão levados a passear pelas margens do Rio Lizandro, à descoberta do Vale do Arquitecto, num percurso de fácil mobilidade que permitirá a todos usufruir dos sons encobertos por uma noite especial e das paisagens iluminadas pela gigante lua cheia.

Para este evento é recomendado levar água, lanterna ou frontal, roupa e calçado confortáveis e apropriados ao clima e terreno e ainda comida.

Para tornar esta noite ainda mais singular e cómoda, traga uma caneca e desfrute de um chá quente enquanto se deixa envolver pela natureza ao redor.

O percurso é circular e de dificuldade 2.5 (numa escala de 0 a 5), isto é, moderado, e conta com uma distância total de 12 km, aproximadamente.

Os interessados podem inscrever-se através do email trekkingnature2020@sapo.pt ou por SMS, pelo número +351 91 114 27 62, devendo indicar o primeiro e último nome, assim como o contacto telefónico. A participação neste evento tem o custo de €8, que devem ser pagos através de MBWAY para o número referido, indicando também o primeiro e último nome do participante e o nome da actividade.

Este valor inclui, na totalidade, um orientador Trekking Nature no terreno, seguros de responsabilidade civil e de acidentes pessoais, chá, bolinhos e uma oferta surpresa. É possível saber mais informações na página de Facebook da Trekking Nature.

caminhar é preciso, seja de dia ou de noite

Já na segunda proposta, embora permita passeios igualmente belos pelo campo, o cenário muda literalmente da noite para o dia.

Se também gosta de aproveitar o Sol e o clima quente de Maio, desfrute no Sábado, dia 14, a partir das 9:20, de uma caminhada entre as praias e campos da Ericeira, através de um litoral com vários quilómetros de areia dourada e mar azul que faz as delícias dos banhistas e dos surfistas durante todo o ano.

Neste percurso com início no parque de estacionamento da praia de Ribeira d’Ilhas os participantes vão-se deslumbrar com as mais belas vistas dos vários pontos de interesse, como o Forte de Santa Susana, a Sul da praia de São Lourenço.

Surgirá também a oportunidade de visitar o Paço Manuelino, onde se podem observar as ruínas do Palácio do Paço de Ilhas, outrora propriedade dos Condes da Ericeira e que, em 1968, ainda exibia portal e janela manuelinas, assim como o Forte de Milreu, também conhecido por nomes como Forte de São Pedro da Ericeira, Forte de Mil Regos e Forte da Ericeira.

Este é o último remanescente de um pequeno conjunto de fortes erguidos por ocasião da Restauração da Independência, e que serviria para a defesa desta faixa do litoral português. O objetivo da sua construção era controlar o acesso marítimo à Ericeira pelo sector Norte e também prevenir qualquer tentativa de desembarque na baía formada pela praia de Ribeira de Ilhas, que fica nas proximidades.

Para além destes pontos de interesse histórico, outros pontos geográficos serão merecedores de uma visita, como Ribamar, a Praia dos Coxos, a Praia de S. Lourenço, a Praia da Fonte dos Soldados, Marvão, Santo Isidoro, a Ribeira do Cuco e várias paisagens deslumbrantes entre estes locais.

Esta é uma caminhada de dificuldade 3, que conta com uma distância de 14 km e é aconselhado a cada participante levar roupa confortável e adequada.

Os interessados devem inscrever-se no website da Caminhando.pt, sendo que a participação tem um custo de €8, valor que inclui um guia, acompanhamento e seguros de responsabilidade civil e de acidentes pessoais.