Fotografia: DR
No dia 14 de Maio a Ericeira vai receber o próximo capítulo da Confraria do Peixe com a iniciativa “Nobre Confraria Gastronómica do Melhor Peixe do Mundo”, agendada para a Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva a partir das 10 horas.
Esta é a quarta edição de um evento que traz um programa dedicado ao mar e à pesca e que tem como objectivos promover a sustentabilidade dos recursos pesqueiros, a intervenção e a inovação na utilização do pescado, a preservação e divulgação do património do pescado em Portugal, assim como a divulgação de toda a nobre arte piscatória.
preservar um meio afectado por diversos factores que impactam a sua sustentabilidade
As linhas de actuação estratégicas da Confraria passam por projectos formativos e informativos para a sustentabilidade do pescado, rotas do pescado, áreas aquáticas protegidas, fóruns nacionais e internacionais sobre o pescado.
Mais do que uma simples associação, a Confraria pretende ser parte na gestão dos bens comuns em toda a sua dimensão, como são os recursos piscatórios, a fim de evitar a devastação sem retorno destes bens comuns.
Este IV Capítulo da iniciativa traz à Ericeira um conjunto de palestras que incidem sobre os temas da pesca e do mar, especialmente no que toca à responsabilidade de preservar este meio que tanto é afectado por diversos factores que impactam negativamente a sua sustentabilidade.
O programa terá início às 10 horas, com algumas palavras do Presidente da Câmara de Mafra e membro da Confraria do Peixe, Hélder Sousa Silva. Após o término da sessão de abertura, a Casa da Cultura acolhe os convidados José Lino, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e os representantes do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), Narcisa Bandarra e Yorgos Stratoudakis, para apresentarem a conferência “Certificação do Pescado”, agendada para as 10:30.
Para encerrar a edição deste ano, a iniciativa convida Ricardo Serrão Santos, ex-Ministro do Mar, professor da Universidade dos Açores e membro do Conselho Fiscal da Confraria do Peixe para algumas palavras finais nesta ultima sessão, a partir das 12 horas.
Após as palestras, às 12:15 será dada como iniciada a Cerimónia deste IV Capítulo, que conta com uma duração aproximada de 45 minutos, seguindo-se um almoço pelas 13 horas.
A Confraria do Peixe é uma associação com personalidade jurídica e sem fins lucrativos, constituída por registo no RNPC a 16 de Janeiro de 2017, tendo já realizado três capítulos, em Sines, em Lisboa e no Alandroal, respectivamente.