Praia dos Pescadores destacada pela revista Evasões

 

Fotografia: João Silva

 

Recentemente a revista Evasões – o guia de viagens, hotéis, gastronomia e vinhos, turismo, tendências, consumo e produtos, cultura e televisão que pertence ao Jornal de Notícias – publicou um artigo sobre a Praia dos Pescadores, na Ericeira, e o seu areal, que será para sempre um local emblemático da história lusa.

“Colada ao centro da vila piscatória, a Praia dos Pescadores reúne zona portuária, quiosque, ecopontos e poemas de Fernando Pessoa. Neste areal da Ericeira também se fez História: foi daqui que partiu o último rei português para o exílio”, pode ler-se no lead do artigo.

a fuga de D.Manuel II para o exílio, a partir da Praia dos Pescadores, tornou-se num marco histórico da vila e do areal

Reza a lenda que, poucas horas depois da proclamação da República, em plena Câmara Municipal de Lisboa, D.Manuel II, no dia 5 de Outubro de 1910, fugiu para o exílio, acompanhado da sua mãe, da rainha D.Amélia e da avó Rainha D.Maria Pia, a partir da Praia dos Pescadores, a bordo do seu iate D.Amélia. Este episódio histórico tornou-se num marco da vila. “Para avivar a memória, o momento é explicado numa placa na fachada da Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, quase colada à praia, com um miradouro exemplar sobre a mesma”.

Com uma localização central e privilegiada junto à vila piscatória, a Praia dos Pescadores, assim conhecida pelas dezenas de pequenas embarcações de pescadores que se juntam na zona portuária, é bastante abrigada do vento, um factor importante quando se fala nesta zona do Oeste. Outra das suas mais- valias é a fácil acessibilidade, com rampas de entrada e saída do areal em ambas as pontas. Instalações como chapéus de palha, espreguiçadeiras, ecoponto, casas de banho, um quiosque com comida e bebida e excertos de poemas de Fernando Pessoa à entrada do areal fazem desta uma das praias de eleição de locais e visitantes da vila.

Leia o artigo da Evasões, na íntegra, aqui.

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês