Fotografia: Nuno Dinis
Portugal é actualmente o país mais procurado na internet no que toca ao tópico “surf”, tendo inclusivamente reforçado a liderança mundial, de acordo com um estudo recentemente realizado pela consultora Bloom Consulting, especializada em estratégias de marca para destinos.
O director-geral da empresa em Portugal, Filipe Roquette, refere que “com uma enorme atracção de pesquisas online anuais, Portugal reforça a sua posição de liderança mundial enquanto destino mais procurado por temas ligados ao surf”.
A investigação levada a cabo pela Bloom Consulting, através da sua ferramenta Digital Demand© (algoritmo que mede todas as procuras online feitas sobre países, regiões e cidades), focou-se ainda na prestação de alguns destinos portugueses de referência: “A procura sobre surf nos 308 municípios portugueses foi o tema que mais cresceu no último ano (98,8%)”, com predominância dos mercados francês, britânico, alemão e espanhol.
Este estudo revela que a Nazaré é o destino mais procurado em Portugal para surf (28% das pesquisas sobre surf nos 308 municípios portugueses) e que a terra do canhão submarino mais famoso do mundo é também aquela em que o surf tem mais peso no total de pesquisas. Peniche, por sua vez, é mais procurada por escolas, lições de surf e aluguer de material.
Apesar de existirem outros destinos que começam a afirmar-se e que apresentam crescimentos mais acelerados, como Cuba, Japão e Sri Lanka, o número de pesquisas relativas a estes países é muito inferior ao registado por Portugal.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês