Fotografia: DR
O anúncio já tinha sido realizado pela Save The Waves Coalition (STW) no Outono de 2020 mas a consagração oficial apenas chegou recentemente: Playa Hermosa, em Garabito (Costa Rica), é a mais recente Reserva Mundial de Surf.
A cerimónia que consumou este galardão aconteceu no dia 12 de Junho, ou seja, há quase um mês. Considerada o centro do surf da Costa Rica, recebendo surfistas de todo o mundo, Playa Hermosa tem vários surf breaks com consistência ao longo da extensa costa: são mais de 15 picos com potencial para o surf, revela a ONG responsável pelo programa das World Surfing Reserves – WSR.
ver a Playa Hermosa consagrada garantirá a preservação desta onda de classe mundial, do oceano e do ecossistema costeiro
Esta é também uma região de grande biodiversidade ao nível do ecossistema, sendo a casa de mais de 61 espécies que estão ameaçadas de extinção e do Refúgio de Vida Selvagem de Punta Mala, que é uma área de conservação natural.
“A Playa Hermosa é o exemplo perfeito do nosso programa de Reservas Mundiais de Surf. Os esforços locais dos nossos parceiros na preservação do ecossistema de surf são uma inspiração para outras comunidades que ambicionam proteger os seus recursos de surf em termos nacionais e globais”, disse Nik Strong-Cvetich, CEO da Save The Waves Coalition.
Com esta oficialização, um conselho local foi formado para trabalhar de perto com a Save The Waves, havendo sido traçado um plano para proteger e apoiar ainda mais o ecossistema de surf de Playa Hermosa.
O projecto pretende lidar com diversas questões acerca das mudanças climáticas, protecção da biodiversidade, tratamento das águas residuais e desenvolvimento urbano sustentável orientado para o surf.
A WSL (World Surf League) por meio do programa WSL Pure, que desenvolve iniciativas para a defesa dos oceanos, também está a apoiar os esforços locais na protecção do ecossistema. Um dos primeiros projectos irá abordar a recuperação de microbacias hidrográficas.
“É incrível ver a Playa Hermosa como a mais recente Reserva Mundial de Surf, o que garantirá a preservação desta onda de classe mundial, do insubstituível oceano e do ecossistema costeiro”, afirmou Emily Hofer, directora-executiva do programa WSL Pure.
O programa World Surfing Reserves, promovido pela Save The Waves, identifica, designa e consagra ondas excelentes, zonas de surf e ambientes circundantes em todo o mundo.
Actualmente existem 12 Reservas Mundiais de Surf. Antes da oficialização de Playa Hermosa, o local mais recente a integrar à lista foi North Devon, no Reino Unido, que se tornou assim a segunda WSR do continente europeu. As outras Reservas Mundiais são Malibu e Santa Cruz, na Califórnia, Manly, Noosa e Gold Coast, na Austrália, Guarda do Embaú, no Brasil, Todos Santos, no México, Huanchaco, no Peru, Punta de Lobos, no Chile, North Devon, no Reino Unido, e a Ericeira, em Portugal, consagrada como Reserva Mundial de Surf no dia 14 de Outubro de 2011.