Costa Rica vai ter a próxima Reserva Mundial de Surf

 

Fotografia: DR

 

A Save The Waves Coalition (STW) anunciou recentemente que Playa Hermosa, em Garabito, na Costa Rica vai ser a próxima Reserva Mundial de Surf.

Playa Hermosa é considerada o centro do surf da Costa Rica, recebendo surfistas de todo o mundo.

A decisão foi tomada pela STW por considerar que a área da Playa Hermosa tem uma incrível biodiversidade, um forte apoio da comunidade, uma visão de conservação claramente articulada e, claro!, ondas de classe mundial.

Esta será a primeira Reserva Mundial de Surf na América Central

O programa World Surfing Reserves, promovido pela Save The Waves, identifica, designa e consagra ondas excelentes, zonas de surf e ambientes circundantes em todo o mundo.

O director executivo da Save The Waves Coalition, Nik Strong-Cvetich, considera que “Playa Hermosa foi um candidato perfeito para a designação WSR. Com a sua incrível biodiversidade e atributos ambientais, bem como uma visão clara de conservação para o futuro, este ecossistema de surf merece muito o título”, que é o primeiro atribuído na América Central.

A World Surfing Reserve e a Surf Protected Area Networks vão trabalhar em conjunto com o governo da Costa Rica e as comunidades locais para proteger os ecossistemas críticos do surf em todo o país nos próximos anos.

Playa Hermosa vai juntar-se à crescente rede de Reservas Mundiais de Surf em todo o mundo, que inclui Malibu e Santa Cruz, na Califórnia; Ericeira, em Portugal; Manly Beach, Gold Coast e Noosa, na Austrália; Huanchaco, no Peru; Todos Santos, na Baja California, México; Punta de Lobos, no Chile; e Guarda do Embaú, no Brasil.

Laura Zumbado, líder da candidatura de Playa Hermosa e Engenheira Ambiental, afirmou: “Construímos uma equipe incrível para promover a protecção de Playa Hermosa para que as futuras gerações apreciem as suas ondas. Estamos ansiosos para melhorar esta incrível zona de surf e potenciar os benefícios que ela traz para a nossa comunidade.”

Prevê-se que Playa Hermosa seja consagrada formalmente em 2021.

A Ericeira foi consagrada como a primeira Reserva Mundial de Surf a nível europeu (e a 2ª globalmente) no dia 14 de Outubro de 2011, estando portanto a cerca de 15 dias de celebrar o seu 9º aniversário.