Fotografia: Biblioteca de Arte Fundação Calouste Gulbenkian
O Plano Regional de Turismo de Lisboa (PRTL) para o quadriénio 2015/2019 já se encontra em desenvolvimento, anunciou o presidente adjunto do Turismo de Lisboa, Mário Machado. O planeamento foca-se principalmente no desenvolvimento das actividades turísticas de acordo com os graus de desenvolvimento da Região de Lisboa (que integra 18 municípios, entre os quais Mafra) e na articulação desta com outras regiões nacionais.
“Criar uma visão coerente da Região, encontrando as soluções mais adequadas tendo em conta as especificidades e diferenças das duas principais realidades geográficas – a Grande Lisboa e a Península de Setúbal”, escreveu o responsável no editorial da revista Turismo de Lisboa.
Além dos diferentes graus de desenvolvimento da actividade turística na Região de Lisboa e a articulação desta com outras regiões nacionais, a elaboração do PRTL pretende contar com o envolvimento dos diversos investidores turísticos da região, sejam eles públicos ou privados. Terá ainda em conta critérios como a interligação do turismo com ofertas culturais, desportivas e recreativas, o desenvolvimento da oferta de alojamento em Lisboa e a privatização da ANA.
Mário Machado espera que a estratégia “integrada e comum” promova “uma Região mais forte e competitiva, e também mais equilibrada no desenvolvimento e valorização das suas potencialidades”.