Fotografia: DR
O SATA Azores Pro presented by Sumol, a quarta etapa prime do Circuito Mundial de Qualificação em surf, começa amanhã na praia de Santa Bárbara, Ribeira Brava, norte da ilha de S. Miguel. A competição marca o início da Perna Europeia do Circuito Mundial ASP que vai ainda passar pela Ericeira, Cascais e Peniche.
Tiago Pires, surfista da Ericeira e representante único de Portugal na divisão de elite do Circuito Mundial, já confirmou a presença no campeonato. O atleta português precisa de amealhar pontos para conseguir subir alguns patamares no ranking de qualificação e poder almejar a manutenção na divisão maior do surf, caso não termine a temporada principal entre os 22 primeiros classificados do WCT.
Frederico Morais, Nicolau von Rupp, Marlon Lipke, Vasco Ribeiro e José Ferreira são os portugueses que acompanham Tiago Pires na competição açoriana.
Filipe Toledo (Brasil), Jadson Andre (Brasil), Adam Melling (Austrália), Matt Wilkinson (Austrália), Brett Simpson (EUA), Aritz Aranburu (País Basco), Adrian Buchan (Austrália), Frederick Patacchia (Havai), Alejo Muniz (Brasil), Sebastian Zietz (Havai), Travis Logie (África do Sul) e Miguel Pupo (Brasil) são outros dos nomes confirmados para os Açores.
Para além de dar o tiro de partida para os campeonatos de nível mundial que vão passar pela Europa, o SATA Azores Pro é igualmente a primeira etapa a contar para o Portuguese Waves Series, troféu que premeia o melhor surfista masculino no conjunto das três provas dos circuitos da ASP realizadas em Portugal.