Palácio Nacional de Mafra será alvo de requalificação

Palácio Nacional de Mafra. - ph. Pedro Ribeiro Simões

 

Fotografia: Pedro Ribeiro Simões

 

Foi anunciado recentemente, pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, o investimento, por parte do Governo, de oito milhões de euros em obras de requalificação do Palácio Nacional de Mafra, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A par disto, será lançado, até ao final deste ano, o concurso público para instalar o Museu Nacional da Música neste Palácio.

Ângela Ferreira revelou à agência Lusa que o Palácio Nacional de Mafra está entre os 47 imóveis sob tutela do Ministério da Cultura, entre monumentos e museus, que vão ser intervencionados com fundos do PRR. Foi ainda adiantado que, no Palácio de Mafra, “houve um levantamento feito em 2019 de trabalhos que são necessários fazer, como substituição de vãos, beneficiação de coberturas, pequenas obras de reabilitação, mas que, face à dimensão do Palácio, ascendem a mais de oito milhões de euros”.

o investimento para requalificação ascende a mais de oito milhões de euros

A governante acrescentou que dada a “complexidade das obras e a sua dimensão, o Palácio de Mafra é um dos edifícios em que se iniciará mais tarde [a intervenção] e cujas obras se vão prolongar por mais tempo”, até 2025.

Para antes deste ano, está prevista a entrada em funcionamento do Museu Nacional da Música no Palácio Nacional de Mafra, que actualmente se encontra instalado na estação de Metropolitano do Alto dos Moinhos, em Lisboa, com “uma das mais ricas colecções da Europa de instrumentos musicais, com um acervo composto por mil instrumentos dos séculos XVI ao XX, de tradição erudita e popular, bem como espólios documentais, e colecções fonográficas e iconográficas do maior relevo”.

Ângela Ferreira adiantou também, no Dia Mundial da Música, que no final de Outubro termina “o prazo da empresa que está a elaborar o projecto de execução, e mal tenhamos na nossa posse esse projecto, o município vai lançar o concurso” e que “as obras estarão concluídas até ao final do primeiro trimestre de 2023”.

Este será um investimento menor do que o de requalificação do Palácio, de cerca de quatro milhões de euros, dos quais três milhões serão suportados pelo orçamento estatal da área da Cultura e um milhão pelo da Câmara Municipal de Mafra.

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês