Fotografia: Massimo Listri / Taschen
Foi na Quinta-feira da semana passada que se realizou a reunião semanal do Conselho de Ministro exclusivamente dedicada ao sector da Cultura. Embora seja habitual estas reuniões terem lugar no Palácio da Ajuda, em Lisboa, no dia 22 de Abril o palco da aprovação do Estatuto do Trabalhador da Cultura, do financiamento para a recuperação do património e várias outras medidas de apoio ao sector das artes foi o Palácio Nacional de Mafra.
A par de outras decisões, desta reunião do Governo resultou a aprovação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), de cerca de 150 milhões de euros destinados à valorização, conservação e restauro de uma lista de 46 Museus, Monumentos e Palácios que integram o património cultural e histórico, nacional e municipal, de Portugal.
será feito um grande investimento na revitalização e conservação de património cultural por todo o país
Uma parte considerável destes Monumentos, Museus e Palácios indicados para requalificação e conservação encontra-se em Lisboa, mas também o Palácio Nacional de Mafra e o Museu Nacional da Música (que se encontra em Lisboa, mas será instalado neste Palácio mafrense em 2023) serão alvo desta intervenção cultural e investimento por parte do Governo.
Na conferência de imprensa que se deu após a reunião, a Ministra da Cultura Graça Fonseca referiu que este “investimento em Património Cultural edificado constituirá uma prioridade do Quadro financeiro Plurianual 2021-2027”.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês