Os exercícios de treino de surf fora de água tornam-nos melhores surfistas?

 

Fotografia: DR

 

A Ericeira é conhecida globalmente por ser a única Reserva Mundial de Surf da Europa e a segunda no mundo. São sete ondas de classe mundial numa costa de vários quilómetros que fazem as delícias dos locais e visitantes movidos pela paixão pelos desportos de ondas. Recentemente, o site Ericeira Living entrevistou os fundadores do Programa de Desenvolvimento de Surf da Ericeira, que explicaram como é possível desenvolver o seu surf com exercícios fora de água.

Merit e Dale são surfistas profissionais dedicados a aprimorar a sua rotina de treino com exercícios específicos para o surf fora de água. Presumivelmente, as sessões em terra firme podem ajudar os melhores surfistas do mundo a apresentarem-se na sua melhor forma e dar-lhes uma vantagem no oceano ou, nos dias que correm, numa piscina de ondas.

as sessões em terra firme podem ajudar surfistas a apresentarem-se na sua melhor forma

Embora existam muitos factores que contribuem para o sucesso dos surfistas da elite mundial, o seu programa de treino de surf tem também algum mérito. Mas será que estes programas não poderiam fazer de si um surfista melhor também?

Os fundadores do Programa de Desenvolvimento de Surf da Ericeira, Merit e Dale, explicam como se pode desenvolver o surf num ginásio.

“Um programa de treino de surf pode ajudar-nos a tornar-nos melhores surfistas?

Com certeza! Ao contrário dos programas online que apenas nos deixam transpirados e doridos, os nossos incluem uma variedade de exercícios específicos para o surf que garantem a progressão e desenvolvem a confiança e o desempenho na água.

Como surfistas, sabemos que é essencial incorporar um treino unilateral e básico para identificar desequilíbrios musculares e melhorar a estabilidade.

força muscular, mobilidade, potência, resistência são alguns pontos onde o treino se concentra

Como é que um programa de treino de surf nos pode ajudar a melhorar o desempenho na água?

Aqui estão alguns exemplos de pontos onde nos devemos concentrar para nos tornarmos melhores surfistas: força muscular, mobilidade, potência, resistência…

Trabalhar o equilíbrio do corpo para maior estabilidade na prancha…

O equilíbrio é o nosso ponto central: a conexão entre a parte superior e inferior do corpo é essencial para qualquer pessoa surfar com equilíbrio e controle e executar grandes curvas.

Ao longo do programa, concentramo-nos na construção de força dentro dos múltiplos planos de movimento do corpo – flexão, extensão e rotação – para garantir um desempenho sólido na água.

 

Melhore a sua mobilidade para um melhor pop-up e combate a desequilíbrios

Pense no seu pop-up: os seus pés pousam sempre perfeitamente onde precisam de estar ou o seu pé da frente fica muitas vezes preso devido à falta de mobilidade?

Mobilidade é a combinação de flexibilidade e força. Uma boa mobilidade permite que os nossos corpos funcionem em posições complicadas com uma amplitude total de movimento, reduzindo o risco de lesões.

Os seus joelhos podem ser flexíveis o suficiente para colocá-lo num agachamento profundo na sua prancha. Mas, se os seus glúteos não forem fortes o suficiente para tirá-lo desse agachamento e voltar para uma posição de pé, precisará de trabalhar na sua mobilidade para um melhor desempenho na onda.

Geralmente, os surfistas estão em posições específicas que criam imobilidade em certas áreas. Nas nossas sessões de mobilidade, segmentamos pontos problemáticos comuns que os surfistas têm e ajudamo-los a moverem-se melhor e com mais confiança.

segmentamos pontos problemáticos que os surfistas têm e ajudamo-los a moverem-se melhor

Trabalhe a resistência muscular e cardiovascular para remadas longas e bicos-de-pato perfeitos

Considerando que força é a capacidade de levantar um peso máximo uma vez, resistência é a capacidade de levantar esse peso repetidamente.

Provavelmente, não será uma surpresa saber que também precisamos de boa resistência muscular e cardiovascular para suportar longas remadas, mantendo a nossa posição numa corrente forte e com vários mergulhos pico-de-pato. A maioria das nossas sessões incluem algum tipo de componente cardiovascular, porque é algo que pode ser rapidamente melhorado para a maioria das pessoas.

é necessária resistência muscular e cardiovascular para suportar longas remadas

Muitas vezes, as sessões de surf são interrompidas devido a fortes correntes e condições cansativas. Ter um nível mais alto de resistência muscular e cardiovascular prolongará o tempo durante o qual poderá surfar antes que a fadiga entre em acção e permitirá manter por mais tempo uma sessão de surf em condições difíceis.

Melhore a sua capacidade de explosão para a remada e manobras rápidas

Além disso, a potência – a combinação de força e velocidade – é outra componente importante do programa. Precisamos de energia explosiva para remar para as ondas e realizar manobras rápidas. Portanto, implementamos exercícios específicos nas nossas sessões para melhorar isso.

um treino simples e eficaz é uma maneira segura de prepará-lo para as próximas ondas de Inverno

Escolha exercícios de treino de baixa potência de impacto para preservar os seus joelhos

Merit e Dale têm muitas alternativas de baixo impacto que imitam os movimentos do salto, sem precisar que o seu corpo realmente saia do chão. O ‘treino de energia’ é simples e eficaz e é uma maneira segura de prepará-lo para as próximas ondas de Inverno.

Falem-nos do Programa de Desenvolvimento de Surf…

O programa de desenvolvimento de surf foi projectado por dois treinadores certificados e todos os participantes do programa recebem acompanhamento individualizado para monitorizar o progresso feito ao longo do programa.

Os programas têm duração de quatro semanas e a maioria das sessões ocorrem numa academia totalmente equipada, a apenas dois quilómetros do centro da Ericeira. Outras sessões acontecem na praia, quando as condições climáticas o permitem.

As vagas são limitadas a apenas oito pessoas para garantir um treino de qualidade e atenção individual a tempo inteiro.

o programa tem a duração de quatro semanas com sessões em ginásio e na praia

Pode ler aqui na íntegra a entrevista original.

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês