Fotografia: Red Bull Content Pool
Gonçalo Vilardebó venceu a final nacional do Red Bull Skate Arcade, disputada no Sábado no DC Skatepark Ericeira Boardriders, e vai representar Portugal na final internacional do evento, que tem lugar em Barcelona, Espanha, a 13 de Setembro.
O campeonato contou com uma boa moldura humana que preencheu a bancada amovível disposta junto ao circuito e a esplanada da Boardriders Quiksilver Ericeira, que fica uns metros acima do skatepark e oferece uma visão mais ampla de todo o circuito.
Na derradeira batalha pela competição, Vilardebó impôs-se a Nuno Cardoso, embora tivesse de transpirar, e muito, para derrotar o adversário numa final imprópria para cardíacos.
O Red Bull Skate Arcade acolheu os 24 melhores atletas que participaram na disputa online que propunha a superação de um total de seis níveis de manobras. Na final da competição, os atletas enfrentaram-se em batalhas homem-a-homem num sistema de três rondas sucessivas. Apurados os três finalistas, estes foram ainda premiados com um jogo amigável contra elementos do júri, composto por skaters profissionais e lendas do desporto como Felipe Gustavo e Francisco “França” Lopez.
“Ainda não acredito que ganhei e confesso que nunca me passou pela cabeça levar o título. Foi um dia intenso que ainda tenho de digerir, pois nunca tinha ido tão longe numa competição”, desabafou Gonçalo Vilardebó após a vitória.
O atleta de Oeiras tem agora a responsabilidade acrescida de representar Portugal em Barcelona e, principalmente, de tentar igualar o feito de Jorge Simões, que no ano passado conquistou a medalha de prata no encontro mundial. A finalíssima tem em jogo uma viagem à terra prometida do skate, a Califórnia.
A festa do Red Bull Skate Arcade fechou com a actuação dos The Glockenwise em simultâneo com uma Bowl Jam Session.