Abertas as incrições para o Red Bull Skate Arcade

Boardrider Quiksilver Ericeira. - ph. Vasco Neves

 

Fotografia: Vasco Neves

 

A 2ª edição do Red Bull Skate Arcade já está em curso, com as inscrições abertas até ao dia 31 de Maio através do site redbullskatearcade.pt. Trata-se de uma competição que abre as portas a eventos nacionais e internacionais que culminam com o prémio final de uma viagem à Califórnia.

Na primeira iniciativa, em 2013, o português Jorge Simões ascendeu ao estrelado internacional através deste conceito, terminando na segunda posição da final mundial, que se inicia com uma competição online e termina, numa primeira fase, numa final nacional e depois dá lugar à grande decisão internacional.

Tudo passa por um jogo real, inspirado nos primórdios dos jogos de computador, em que os participantes têm de superar seis níveis de dificuldade. Isto só é possível através da compreensão da manobra proposta, gravação em vídeo dessa mesma manobra, sem qualquer edição e até 40 segundos, e envio da mesma para a competição através de upload. O jogo avança à medida que são desbloqueadas novas manobras a cada cinco dias.

Numa primeira fase são apurados os 24 skaters que vão à final nacional, que se realiza dia 5 de Julho no DC Skatepark Boardriders Ericeira. Os escolhidos passam pela avaliação do skater Thaynan Costa e pelo número de visualizações dos vídeos online.

Já na competição final nacional, o conceito digital aplicado à realidade mantém-se, com os atletas obrigados a evoluir até ao confronto final com os três melhores participantes. Aqui a avaliação das manobras fica a cargo de um júri de três atletas profissionais de skate: Francisco ‘França’ Lopez, Ruben Rodrigues e Thaynan Costa.

O campeão nacional vai representar Portugal na final mundial, que se disputa em Barcelona (curiosamente uma cidade onde é proibido o skate nas ruas) a 13 de Setembro. O prémio para o vencedor é uma viagem à Califórnia, a Meca mundial do skate.