O Município de Mafra celebra a vida e obra de Ernesto Soares

 

Fotografia: CMM

 

Nos dias 24 e 25 de Fevereiro decorrem em Mafra as celebrações de Ernesto Soares, que incluem o I Colóquio Ernesto Soares, sob o mote “Iconografia e Símbolo”, e a abertura da exposição com o mesmo título, evocativa do Homem e da Obra.

O Município de Mafra organiza, no âmbito do CIVIMafra, a primeira edição deste colóquio, cujo programa é dedicado à vida e obra de um dos maiores investigadores da história da gravura e dos gravadores portugueses: o mafrense Ernesto Soares.

O I colóquio Ernesto Soares “Iconografia e Símbolo” terá lugar na Casa da Música Francisco Alves Gato na Sexta-feira e no Sábado, dias 24 e 25 deste mês.

programa é dedicado à vida e obra de um dos maiores investigadores da história da gravura e dos gravadores portugueses

O evento terá início às 10 horas com uma sessão de abertura e boas-vindas, seguida por uma apresentação da vida e obra de Ernesto Soares por Manuel J. Gandra, o lançamento do caderno CIVIMafra “Ernesto Soares, Obra Mafrense” e ainda uma visita à exposição “Ernesto Soares, o Homem e a Obra”.

Às 11:30, dá-se início à primeira parte do evento denominado “O estudo da iconografia e da simbólica”, com a conferência “O Andrógino na pintura de Lima de Freitas”, apresentada por Luísa Possolo. Às 14:30, Manuel J. Gandra apresenta o tema “Arte da Memória e Iconologia”, seguida por um período de debate e da apresentação da obra “Emblemata no Monumento de Mafra”.

A segunda parte do evento abre às 16:30 com a sessão “Iconografia e simbolismo nas obras cerâmicas de Bernard Palissy e de Manuel Cipriano Gomes Mafra”, apresentada por Cristina Ramos e Horta. A última conferência deste primeiro dia terá início às 17:30, sob o título “A representação do saloio na coroplastia mafrense”, orientada por Maria Manuel Bringel, seguida por um período de debate.

No Sábado começa a terceira parte do evento, com o tema “O processo criativo e imitação”, abrilhantado pelas intervenções de Barahona Possolo, David Fernandes e Maria de Fátima Silva, agendadas para as 10 horas, 10:30 e 11:30, respectivamente.

A quarta e última parte do evento, “Iconografias”, tem início às 12 horas, com a sessão “Iconografia Tanatológica: representação da Morte no cemitério”, por Gisela Monteiro. De seguida, sobe ao palco “Iconografia da Tradição de Ourique”, apresentada por Virgílio Alves, às 14h30, e a fechar este colóquio Manuel J. Gandra regressa para apresentar “Alegoria e propaganda na Tipografia portuguesa”, às 16 horas.

O I Colóquio Ernesto Soares, que tem entrada gratuita, dar-se-á-se por oficialmente encerrado às 18 horas.

Relativamente à exposição evocativa do investigador português, esta tem como título “A Vila de Mafra – A terra, as gentes, o património”. A sua abertura encontra-se agendada para o dia 24 de Fevereiro, às 11:30. Esta mostra estará patente até ao dia 31 de Março, no Centro de Interpretação da Vila de Mafra, inserido no Complexo Cultural Quinta da Raposa.

Para outras informações e realização de inscrições é possível contactar o +351 261 819 711 ou enviar um e-mail para civimafra@mafra.pt.