O “Memorial do Convento” sobe ao palco em Mafra

 

Fotografia: Éter Produção Cultural

 

No dia 27 de Março, às 21:30, o Auditório Municipal Beatriz Costa, em Mafra, vai ser palco da peça de teatro “Memorial do Convento”. A produção é da companhia Éter, responsável por uma adaptação única desta obra do Nobel da Literatura José Saramago.

Na sinopse da peça pode ler-se que, ansiando por um filho que tarda, o rei D. João V é avisado por frei António de S. José: “Mande V. Majestade fazer um convento de franciscanos em Mafra e Deus vos dará descendência”. O desejo real desencadeará uma epopeia de homens, um esforço hercúleo de milhares de trabalhadores arregimentados em todo o país, de arquitectos, engenheiros e materiais vindos do estrangeiro e pagos a peso de ouro do Brasil, esgotando-o.

esta peça está em cena já há 19 anos

Unidos por um amor natural, Blimunda e Baltasar unem-se ao padre Bartolomeu de Gusmão e ao seu sonho de voar. A passarola, máquina voadora misto de barco e de pássaro, nasce do saber científico de Bartolomeu, da força de trabalho de Baltasar e dos poderes sobrenaturais de Blimunda, recolhendo as vontades humanas – sob forma de nuvens fechadas – que alimentarão a máquina e a farão voar.

Sobre as obras do Convento de Mafra terá passado o Espírito Santo, dizem os padres e acredita o povo. Voar, nesse tempo, não sendo obra de Deus só poderia sê-lo do demónio, e assim se anuncia o fim trágico das três personagens maravilhosas.

Em cena há 19 anos, a peça apresenta uma envolvente adaptação do livro de José Saramago.

Os bilhetes encontram-se disponíveis nos Postos de Turismo de Mafra e da Ericeira, no site da Ticketline e, no dia do espectáculo, no Auditório Municipal Beatriz Costa, uma hora antes do início.