Na última etapa da Liga MOCHE venceram os vice-campeões nacionais

 

Fotografia: Liga MOCHE

 

Foi um final agridoce para Carina Duarte e Frederico “Kikas” Morais na Liga MOCHE. Os campeões nacionais de surf 2013 foram este fim-de-semana ao Guincho vencer o Montepio Cascais Pro, a derradeira etapa do circuito deste ano, mas acabaram a ver Teresa Bonvalot e Vasco Ribeiro a festejar o título da presente temporada.

À partida para o campeonato, as contas dos títulos estavam encerradas pela metade. Teresa Bonvalot havia confirmado o primeiro lugar do ranking na prova anterior, o Miss Sumol Cup, enquanto Vasco Ribeiro estava na pole position para conquistar o terceiro título nacional aos 19 anos. No ano em que perdeu o seu principal patrocinador, a Quiksilver, o atleta da linha manteve sempre a chama acesa e acabou mesmo por confirmar a excelente forma que demonstrou ao longo de toda uma temporada em que também conquistou o Pro Junior Nacional e em que segue na frente para vencer a mesma prova a nível europeu.

Mas vamos ao campeonato no Guincho. Num fim-de-semana de ondas e condições difíceis devido aos ventos de sul que fustigaram o litoral português, os surfistas nacionais acabaram por proporcionar um excelente espectáculo. Na categoria Open, Vasco Ribeiro e “Kikas” defrontaram-se na final numa altura em que o primeiro já tinha o título no bolso. Sem pressão e de cabeça nas nuvens, Vasco Ribeiro terminou a prova atrás do local Frederico Morais, que somou 15,75 pontos contra 7,15.

Entre os atletas do Ericeira Surf Clube, Gony Zubizarreta, que terminou a Liga MOCHE num honroso 3º lugar, foi quem chegou mais longe, alcançando os quartos-de-final. Tomás Fernandes, a grande esperança da Ericeira no início da temporada, acabou a época derrotado na 2ª ronda do Cascais Pro e caiu para o 7º lugar do ranking nacional.

Na categoria feminina, Carina Duarte terminou o ano a vencer no Guincho, derrotando na final Teresa Bonvalot (2ª), Camilla Kemp (3ª) e Ana Sarmento (4ª). Esta última foi mesmo a revelação do ano entre os atletas da Ericeira que participaram na Liga MOCHE, atingindo todas as finais possíveis durante o ano e ascendendo a um fantástico 3º lugar final na prova, augurando boas perspectivas para as épocas que se avizinham.

Com o Circuito Nacional de Surf fechado, seguem-se as provas internacionais que vão ter lugar um pouco por todo o país, inclusive a Ericeira, até ao final do ano.