Município promove percurso histórico na vila de Mafra

 

Fotografia: CMMafra

 

A Câmara Municipal de Mafra lançou recentemente um folheto que visa promover um percurso de carácter histórico na vila que deu origem à sede do concelho.

Este flyer, intitulado “Percurso Histórico na Urbe de Mafra: da Vila Medieval ao Real Edifício”, reúne vários pontos de interesse no que toca ao património edificado e artístico mafrense, que é vasto e singular.

folheto encontra-se disponível em formato digital ou nos Postos de Turismo de Mafra e Ericeira

Em resultado do longo processo de génese da malha urbana e das sucessivas etapas de expansão da urbe, Mafra possui um significativo conjunto de monumentos e de espaços públicos: a Igreja de Santo André (um dos mais prestigiosos exemplos da arquitectura gótica paroquial), o edifício das Casas da Câmara – um exemplar da arquitectura civil barroca, de carácter administrativo – ou o incontornável Real Edifício de Mafra, um expoente máximo do Barroco que reuniu o melhor da arte europeia dessa época.

Desde o burgo medieval, tendo como centro a Vila Velha, à época de expansão seiscentista, culminando no Real Edifício de Mafra, obra emblemática do barroco e Património Mundial da UNESCO, são muitos os marcos que pode descobrir ao percorrer as ruas desta vila.

Palácio de Mafra. - ph. António Almeida

Palácio de Mafra. – ph. António Almeida

Aventure-se e conheça mais sobre este património, consultando o folheto “Percurso Histórico na Urbe de Mafra: da Vila Medieval ao Real Edifício”, que se encontra disponível em formato digital ou nos Postos de Turismo de Mafra e Ericeira.