Molhe do Porto da Ericeira vai ser reabilitado

 

Fotografia: Sérgio Oliveira

 

O molhe do Porto de Pesca da Ericeira vai ser objecto de uma reabilitação de emergência que visa reparar os estragos estruturais provocados pelas depressões do último Inverno.

Segundo adiantou o Jornal de Mafra, a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos assinou no início deste mês (logo no dia 1 de Abril) o contrato para a respectiva empreitada.

A responsabilidade principal dos danos que agora serão objecto desta intervenção foi das depressões Elsa e Fabien, ocorridas no final de 2019.

https://www.facebook.com/AZULericeiramag/videos/507779163418411/?t=10

 

Devido aos estragos causados por essas agitações marítimas o Porto de Pesca ficou encerrado até ao início de Fevereiro deste ano, quando foram instaladas bóias e lanternas de assinalamento marítimo.

Este contrato para a reabilitação de emergência do molhe do Porto da Ericeira apresenta um valor de obra ligeiramente superior a um milhão de euros, mais concretamente €1.082.805,90€.

É previsto um período de três meses para a respectiva execução, após a data do auto de consignação da obra.

ao longo das últimas décadas houve várias intervenções no Porto de Pesca

O Porto de Pesca da Ericeira e o respectivo molhe, principalmente, têm passado por uma sucessão de intervenções ao longo das últimas seis décadas, como pode ler nesta reportagem sobre José Caré Júnior, falecido no último Sábado (4 de Abril) aos 96 anos – por ter sido durante muitos anos o único sobrevivente das cerca de 18 pessoas que reuniram com o ministro para resolver a questão do Porto pela primeira vez, em 1958, José Caré ficaria conhecido, entre outras alcunhas, como «O Último dos Moicanos».

A mais recente intervenção de grande dimensão no Porto da Ericeira contemplou a reparação do quebra-mar de protecção (incluindo a cabeça do molhe, muito danificada pela tempestade Hércules) e uma dragagem de manutenção para contrariar o assoreamento naquele espaço.

É possível ler aqui o artigo original do Jornal de Mafra.