Mercado Municipal de Mafra vai ser requalificado

 

Fotografia: DR

 

O Mercado Municipal de Mafra vai ser objecto de uma intervenção de requalificação. O respectivo projecto visa a renovação da sua imagem (tanto arquitectónica como conceptual), de modo a posicionar este espaço histórico no centro da vila mafrense como uma referência na divulgação de produtos locais.

Considerando a sua localização estratégica no centro de Mafra, pretende-se reforçar a atractividade do Mercado de Mafra, fazendo deste um espaço de convivência tanto para os residentes como para os visitantes nacionais e estrangeiros.

novo logótipo procura fazer uma ponte entre o passado e o presente

Enquadrada na estratégia municipal de reabilitação urbana em curso no Concelho de Mafra, a intervenção contemplará a requalificação do edifício, mantendo a essência da construção original, mas também a sua reorganização interior e funcional, adaptando-o a um novo conceito.

Pretende-se adoptar uma solução flexível e polivalente para o piso zero, integrando tanto bancadas para venda dos habituais produtos comercializados no mercado como espaços para produtos gastronómicos regionais, estando projectado para o nível inferior deste piso um bar / cafetaria; já no piso 1, com vista para o Real Edifício de Mafra, perspectiva-se a criação de um espaço de esplanada – visível na imagem em destaque neste artigo –, destinado também a acolher variadas actividades culturais.

Complementarmente ao projecto de arquitectura, foi desenvolvida uma nova identidade gráfica e visual para este Mercado, nomeadamente um novo logótipo que procura fazer a ponte entre o passado (tradição) e o presente (modernização), fundindo elementos arquitectónicos característicos do edifício com a coroa, evocando o Real Edifício de Mafra, que actualmente integra a lista de Património Mundial da UNESCO.

A Câmara Municipal aprovou, no final da última semana, a abertura de procedimento por concurso público para a respectiva empreitada, com um preço-base de 1.213.138,75€, acrescido de IVA, e um prazo de execução de 240 dias.