Mata Pequena e José Franco entre aldeias de sonho perto de Lisboa

 

Fotografia: DR

 

Foram cinco as aldeias de sonho destacadas pelo site embarquenaviagem.com para visitar nas redondezas da capital portuguesa.

A Aldeia da Mata Pequena e a Aldeia José Franco localizam-se a poucos minutos de Lisboa e são uma óptima opção para desfrutar de um ambiente calmo, repleto de História e de Natureza. Ideais para fugir ao tumulto da cidade, são aldeias tipicamente portuguesas, com cenários pitorescos e muitas maravilhas por descobrir.

aldeias perfeitas para desfrutar de um ambiente calmo e pitoresco, repleto de história 

A Aldeia da Mata Pequena, em plena Zona de Protecção Especial do Penedo do Lexim, no Concelho de Mafra, é caracterizada por ser um povoado rural de paredes caiadas e pavimento lajeado de pedra, com pouquíssimas habitações, todas elas rústicas e humildes. Ana e Diogo Batalha foram os responsáveis pela recuperação e preservação deste exemplo de Arquitectura Tradicional da Região Saloia. Entre montes e vales, a aldeia dispõe de algumas opções de alojamento e trilhos para caminhadas ou passeios de bicicleta. 

Já a aldeia erguida por José Franco no Sobreiro, a meio caminho entre a Ericeira e Mafra, é um espaço com muita história e uma das mais reconhecidas aldeias musealizadas de Portugal. Em 1920, nasceu o oleiro José Franco que decidiu aqui recriar uma aldeia etnográfica, cristalizando as suas memórias de infância através das antigas oficinas, lojas e espaços comuns, decorados por objectos reais, onde se reproduzem os costumes locais. Na aldeia existe também um museu com réplicas, à escala humana, de muralhas de castelos, moinhos de vento e uma adega onde é possível provar vinhos e o famoso pão com chouriço da região. 

Pode ler aqui o artigo original na íntegra.

Aldeia da Mata Pequena
DR

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês