Fotografia: Leonor Barata de Almeida
Mafra encontra-se entre os 25 concelhos do país mais atractivos para viver, visitar ou investir.
O Município de Mafra encontra-se, precisamente, na 25ª posição do “Portugal City Brand Ranking”, o índice da Bloom Consulting que avalia o nível de atractividade dos 308 concelhos nacionais.
Pelo 6º ano consecutivo, o concelho de Lisboa lidera esta tabela, seguindo-se Porto, Cascais, Braga e Coimbra nos cinco municípios com melhores indicadores.
De acordo com Filipe Roquette, director-geral da Bloom Consulting em Portugal, “O que fazemos é medir o desempenho da marca de cada um dos 308 municípios portugueses, em três dimensões diferentes: no turismo, nos negócios e no talento. E medimos através de três variáveis distintas. Dados estatísticos, ou seja, o desempenho destas marcas em termos de dados económicos, dados turísticos e dados sociais recolhidos de fontes oficiais como o INE e a Pordata), a segunda variável mede a procura online a nível mundial e em várias línguas, e a terceira é o desempenho online de cada um dos municípios.”
Nas dimensões analisadas pelo estudo, Mafra é o 28º concelho mais atractivo para “viver”, enquanto garante a 32ª posição no ranking nacional de “visitar”, destacando-se sobretudo na dimensão “negócios”, em que se encontra no 20º lugar.
No que toca ao ranking regional de Lisboa, o concelho de Mafra encontra-se na 7ª posição na categoria “negócios”, no 8º lugar da dimensão “visitar” (um dos temas ou brandtags mais procurados online sobre o município foi “Locais Históricos”) e em 10º para “viver”. Tudo somado, Mafra é o 7º município desta geral regional.
Esta é a sexta edição do “Portugal City Brand Ranking”, que avalia o desempenho de marca dos concelhos nas áreas do turismo, negócios e talento, recorrendo à análise de dados quantitativos estatísticos e digitais.
O director-geral da Bloom Consulting no nosso país esclarece que “Quando falamos de marca falamos da percepção que existe sobre o município. Ou seja, quando falamos em Oeiras, por exemplo, pensamos em negócios, quando falamos em Albufeira pensamos em turismo e essa é a marca que temos de cada um. Quando pensamos na Nazaré pensamos em surf e por aí fora, ou seja, é a marca enquanto percepção existente na cabeça de cada turista e de cada morador ou empresário”.