Fotografia: DR
No Sábado, dia 5 de Novembro, Licínia Quitério estará na Ericeira para o lançamento do seu mais recente livro “Memória, Silêncio e Água”.
A Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva é o local escolhido para o evento de apresentação do novo livro da escritora, natural de Mafra. Esta obra, publicada pela editora Poética Edições, é o sexto volume de poesia da autora, que já lançou oito livros no total desde 2005.
Dele constam poemas escolhidos dos seus dois primeiros livros, há muito esgotados – “Da Memória dos Sentidos” (2005) e “De Pé sobre o Silêncio” (2008) – bem como um conjunto de inéditos que constituem, afinal, um novo livro dentro do outro e que se intitula “A Persistência da Água”.
Licínia Correia Batista Quitério, que também mantém dois blogues desde 2006 (O Sítio do Poema e Outros Sítios), convida todos a aparecer no átrio da biblioteca da Casa da Cultura, pelas 16 horas, para o lançamento oficial da obra, onde se pode ler na página 49:
“Eram mulheres à volta duma mesa.
Teciam conversas com linhas da voz.
Os olhos desviavam insectos verdes
a zumbirem memórias de outras mesas.
Deitavam cartas a convocar futuros.
No fruteiro, a natureza quase morta.
No retrato, tinham pupilas vermelhas.
Como as feras no escuro.”
Esta será, assim, uma oportunidade para falar do livro e de tudo o que ele possa despertar no decurso da conversa. Serão também ditos poemas porque, nas palavras da autora, “a poesia pede voz, emoção, magia, para caminhar até nós, entre nós.”