José Salvador: «Está na hora de agarrarmos esta oportunidade com unhas e dentes»

 

Fotografia: AZUL

 

José Salvador, popularmente conhecido na Ericeira como ‘Zé Inglês’, desempenha desde o início deste ano as funções de Guardião da Reserva Mundial de Surf da Ericeira – RMSE. Intimamente ligado à fundação do Ericeira Surf Clube, já viveu mais de 27 anos no estrangeiro, em vários países, sem nunca ter perdido a sua vila natal de vista ou do coração. Nesta entrevista fala sobre as funções que desempenha, os problemas identificados e as soluções preconizadas para o futuro.

 

Quando começou a exercer as funções de Guardião da Reserva Mundial de Surf da Ericeira?

Comecei este ano, logo no dia 1 de Janeiro de 2022.

nomearam-me para ser o Guardião não só da Reserva como de toda a costa atlântica do concelho

Em que têm consistido estas funções?

As funções têm passado por recolher a opinião dos interessados e intervenientes nesta actividade (Escolas de Surf, Polícia Marítima, Bombeiros, Juntas de Freguesias, Associações do Conselho Alargado de Gestão da Reserva, etc, etc). Só com este conhecimento organizado poderemos definir uma estratégia para conseguirmos um modelo de sustentabilidade para o futuro e transmitir esse conhecimento à Câmara Municipal Mafra (CMM), tendo em vista:
– Apoio ao desenvolvimento de planos e projectos municipais de gestão da RMSE;
– Articulação entre os vários agentes de dinamização públicos e privados, com incidência nesta área.
– Concertarão de acções e iniciativas de interesse municipal e acompanhamento da execução de projetos comuns às várias entidades;
– Acompanhamento de processos decisórios, tendentes à salvaguarda da paisagem natural protegida da RMSE, na ótica da sua sustentabilidade;
– Promover a divulgação do património paisagístico e cultural da RMSE;
– Contribuir para a consolidação de uma visão estratégica para dignificar a RSME;
– Dar pareceres sobre actos ou actividades condicionadas na RSME, com base no plano de ordenamento;
– Propor a criação de grupos de trabalho sectoriais para estudar matérias especificas relacionadas com a RSME.

 

Durante a época balnear foi visto regularmente com a carrinha do Guardião pela Praia do Sul, que não integra a área da Reserva – tem igualmente patrulhado a área da Reserva, que vai da praia da Empa até São Lourenço?

A CMM, na pessoa do seu Presidente e do Vereador do Turismo, ao abrigo do Regulamento nº7 / 2017 – “Regulamento do Conselho Municipal de Gestão da Reserva Mundial de Surf da Ericeira”, nomearam-me para ser o Guardião não só da RMSE como de toda a costa atlântica do concelho. Sendo assim, a minha área de “vigilância” vai desde a Praia de São Julião – lado Norte da encosta – até à praia do Porto Barril, contactando não só as Escolas de Surf como os Pescadores, Lojas de aluguer de material de Surf, Lojas de Surf, Profissionais de fabricação de pranchas de Surf, Concessionários de apoios de Praia, Bombeiros, Autoridades marítimas, GNR, Protecção Civil, etc, etc.

Quais são os principais problemas ou as situações mais graves que tem identificado durante este período?

Face ao sucesso da RMSE e ao trabalho, dedicação e excelência de todos os empreendedores que desenvolvem as suas actividades ligadas ao Surf, a Ericeira cresceu extraordinariamente e é hoje um case study. Como em todos os casos de sucesso e crescimento rápido, não houve oportunidade nem tempo para controlar e fiscalizar esta actividade, havendo assim várias questões que terão que ser resolvidas, assim como: Número de escolas de Surf na nossa costa; Praias em que a prática do Surf poderá ou deverá ser controlada ou criação de zonas reservadas para a prática deste desporto; alguma falta de vigilância por haver falta de pessoal para o fazer; estacionamento descontrolado nas áreas das praias; mau estacionamento de auto-caravanas.

 

As pessoas entram em contacto consigo para comunicarem situações de utilização indevida que devem merecer atenção por parte das autoridades?

Sim, e é na realidade uma grande ajuda, pois não consigo estar em todo lado e o Verão na Ericeira é realmente extraordinário em numero de visitantes, havendo assim problemas de estacionamento e de limpeza que levam a que as Juntas de Freguesia da nossa costa tenham um trabalho gigantesco para manter as suas freguesias ordenadas e limpas.

as autoridades estão cientes do risco que a Ericeira corre em relação ao seu futuro se não ajustarmos as regras

De que forma as pessoas entram em contacto consigo? Existe algum telefone e email do Guardião da Reserva?

Normalmente utilizo dois tipos de contactos. Os particulares são realmente os que mais uso, pois já muita gente os conhece: 919 895 600 e jose.salvador@globe-cms.com – os contacto oficiais do Guardião são o 912 224 321 e o email jose.salvador@giatul.pt. Estou disponível 24 horas com o 919 895 600 e sempre contactável.

 

Como tem sido a sua articulação com as autoridades, nomeadamente a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia, a Policia Marítima, a Guarda Nacional Republicana, a Policia Municipal e a Capitania?

Todas estas autoridades a que se refere têm sido a melhor ajuda possível e estão todas cientes do risco que a Ericeira corre em relação ao seu futuro se não ajustarmos as regras futuras com a ajuda de todos e para todos. As quatro freguesias que têm costa marítima no nosso concelho estão efectivamente interessadas em que o seu espaço seja cuidado da melhor maneira possível, fazendo para isso um esforço extra para que tudo esteja nas melhores condições possíveis não só no Verão como durante todo o ano.

Está ao serviço da Câmara Municipal de Mafra, certo? Além da carrinha e do escritório no Ericeira Camping, como tem sido o apoio da autarquia ao desempenho das suas funções?

Sou empregado na Giatul. Julgo que a resposta anterior é a melhor forma para explicar a situação actual. Para além disso, tenho tido uma verdadeira ajuda e respeito da parte do executivo da Câmara Municipal de Mafra – quase diariamente sou contactado ou contacto o Exmo. Senhor Vereador do Turismo Pedro Carmo Silva.

 

Existe alguma mensagem que pretenda deixar à comunidade, às autoridades ou aos turistas e outros visitantes?

Todos sabemos que corremos o risco de estragar de forma irremediável a actividade do surf e não só na nossa costa. As decisões a tomar e que farão parte do modelo de sustentabilidade, não serão consensuais e não satisfarão a todos. Mas o nosso propósito, neste trabalho, é só um: que em 2030 a nossa costa e o Concelho de Mafra sejam um modelo de gestão e de sustentabilidade, e que todos os que se adaptaram às regras do modelo criado tenham sucesso com as suas actividades ou negócios e que a Ericeira e o Concelho se mantenham como uma referência em Portugal e no mundo para o futuro. Gostaria de pedir a todos que olhassem para o que poderão fazer para ajudar neste processo e estarmos todos unidos para defendermos a nossa terra e o nosso concelho, deixando para os outros as críticas, pois se esses que criticam virem que muitos mais estão a ajudar irão calar-se e virão ajudar-nos. Os jagozes e os verdadeiros amantes da nossa terra têm que dar o exemplo, pois todos amam a nossa terra mas ninguém ama mais que os de cá. Está na hora de agarrarmos esta oportunidade que nos deram com unhas e dentes, demonstrando que todos juntos somos capazes e que queremos o melhor para a nossa terra e o nosso Concelho.

Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês