Fotografia: DR
Este mês de Outubro e em Novembro, o escritor José Fanha vai ser celebrado na Ericeira, com uma exposição na Galeria Municipal Orlando Morais e diversas actividades culturais que terão como epicentro a Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva.
O poeta e declamador José Fanha, que reside no concelho de Mafra (na Venda do Pinheiro), completou em Junho meio século desde a primeira vez em que disse poesia em público.
Nessa sessão, ocorrida em 1969 (cerca de cinco anos antes da revolução do 25 de Abril), também estavam presentes outros grandes vultos culturais, como Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire ou Francisco Fanhais – muitos dos quais integraram o então conhecido grupo dos baladeiros ou cantores de intervenção, com os quais participou em imensas sessões de animação cultural.
De acordo com o poeta alvo de homenagem, esta “era uma sessão daquelas que se faziam nas Faculdades de Lisboa, nas Sociedades Recreativas, nalguns Salões Paroquiais. Sítios de Liberdade. Liberdade vigiada mas mesmo assim liberdade. Foi o AP Braga que me atirou para o palco. A culpa é dele. Mas creio também que eu andava já a ferver. Acho que continuo. De outra maneira mas continuo a ferver.”
Com vasta obra publicada, seja em poesia ou em prosa, destaca-se também pelos trabalhos como guionista de televisão e cinema, dramaturgo, autor de letras para canções e textos para rádio.
O programa de homenagem a José Fanha “50 Anos de Poesia às Costas” inclui, além da exposição patente até 10 de Novembro na Galeria Municipal Orlando Morais (Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva), momentos musicais, sessões de poesia, dança e apontamentos literários protagonizados por personalidades como Carlos Alberto Moniz, Manuel Freire ou Luísa Ducla Soares.
12 de Outubro – Sábado
16:00 | Abertura da exposição
16:30 | Apresentação – Luísa Ducla Soares e Carlos Vale Ferraz
18:00 | Momento musical – Carlos Alberto Moniz
2 de Novembro – Sábado
15:30 | Visita guiada à exposição
16:00 | Espectáculo de Poesia – José Fanha, Licínia Quitério e Maria do Rosário Marrão
17:00 | Espectáculo de Poesia e canções – José Fanha, A. P. Braga Fanhais e Manuel Freire
3 de Novembro – Domingo
16:00 | Apontamentos literários – Professores e alunos do Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro
16:30 | Espectáculo de Poesia e canções para crianças – Daniel Completo e José Fanha
17:00 | Espectáculo de Poesia e dança – José Fanha, João Fanha e Raquel Santos