Joaquim Chaves Saúde Porto Pro arranca amanhã

 

Fotografia: Jorge Matreno / ANSurfistas

 

Depois da etapa em Figueira da Foz, a Liga MEO Surf está a caminho das ondas do Porto e Matosinhos com o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, que decorre entre os dias 23 e 25 de Abril. Esta é a segunda de cinco etapas do calendário que junta as estrelas do surf nacional na luta pelos títulos máximos do surf português.

Este será o 17º ano consecutivo em que os melhores do surf português seguem para Norte, numa das mais históricas e concorridas etapas do surf nacional, este ano marcada pelo feriado de 25 de Abril, dia final em que são coroados os campeões desta etapa.

Catarina Araújo, Vereadora da Câmara Municipal do Porto, explica que “Há 17 temporadas consecutivas que este campeonato passa pelo Porto e queremos que esta relação de sucesso ainda se intensifique. Sabemos que ao longo dos anos esta etapa tem sido muitas vezes decisiva para a vitória final na Liga MEO Surf, o que a torna ainda mais atractiva. E é sempre um orgulho receber os melhores atletas nacionais e contribuir para a afirmação do surf como modalidade olímpica”.

Depois do arranque da Liga MEO Surf este mês, o espectáculo das ondas continua com toda a força com Vasco Ribeiro e Kika Veselko a pisarem Porto e Matosinhos com a licra amarela Go Chill.

o Porto é um local onde me sinto muito bem e costumo ganhar com regularidade

Este é um palco especial para Vasco Ribeiro, visto que em 2021 venceu esta etapa pela quinta vez na sua carreira: “É verdade que o Porto é um local onde me sinto muito bem e costumo ganhar com regularidade. Ando a sentir-me muito bem, tenho andado a treinar bastante e vencer na Figueira da Foz foi muito bom. Vinha de uma lesão que me obrigou a parar e começar o ano a ganhar é bom para ganhar motivação para os últimos campeonatos do ano a nível internacional. Depois desses campeonatos vamos para o Porto, onde espero continuar este momento.”

Já Kika Veselko soma duas vitória consecutivas em etapas da Liga depois de ter fechado o último ano a vencer em Peniche e abrindo este em grande forma ao sair vencedora na Figueira da Foz. A ambição da atleta continua inalterada para esta etapa, na qual a actual campeã nacional pretende dar tudo o que tem para cumprir mais um objectivo, visto que “Sem dúvida, que neste momento estou a atravessar um dos melhores períodos da minha carreira. Tenho vindo a ter resultados marcantes ao logo dos últimos anos e o ano passado foi um ano super especial para mim. Até agora, 2022 tem corrido muito bem, mas quero sempre mais! O meu sonho é chegar ao CT [elite do surf mundial], estou extremamente contente com a qualificação para o circuito Challenger Series e de começar o ano da Liga MEO Surf em grande. O meu objetivo este ano é defender o título nacional e tentar manter a licra amarela até ao final. Adoro competir no Porto, as ondas são muito divertidas. Nunca ganhei, mas já alcancei um segundo lugar em Matosinhos.”

Entre os participantes encontram-se três atletas portuguesas que acabaram de conquistar os três primeiros lugares do ranking europeu do circuito Qualifying Series da World Surf League, reunindo assim os elementos para a etapa nortenha que, pelo segundo ano consecutivo, vai ter Joaquim Chaves Saúde no naming.

José Chaves, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Joaquim Chaves Saúde expressa com grande entusiasmo que “voltamos a associar-nos à Liga MEO Surf, este ano com três grandes propósitos: apoiar a modalidade e os seus atletas; promover uma cultura que alia os cuidados de saúde a hábitos de vida saudável e proporcionar a melhor experiência a quem quiser assistir às etapas do campeonato. Esta associação permite-nos, promover aquilo a que chamamos uma ‘cultura de saúde’, baseada numa visão 360º, conseguida através dos nossos serviços de diagnóstico, tratamento e prevenção – onde destaco a recente inaugurada Clínica Cirúrgica de Carcavelos e também o Joaquim Chaves Fitness”.

Nas diversas etapas, e com o intuito de proporcionar uma melhor experiência a todos, a Joaquim Chaves Saúde irá disponibilizar um Beach Point, uma zona privilegiada para quem quiser assistir às provas, com um ecrã gigante, com transmissão das provas em direto, e também uma zona de duches para os atletas.

neste momento estou a atravessar um dos melhores períodos da minha carreira

Joaquim Chaves Saúde Porto Pro 2021 em números:
– Campeões da Etapa: Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot;
– 899 ondas surfadas por 72 surfistas inscritos;
– Melhor onda (máximo 10 pontos): 9 pontos de Vasco Ribeiro nas meias-finais;
– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): 16,75 de Vasco Ribeiro, nas meias-finais;

Historial dos vencedores do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro – últimos três anos:
2021 – Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot
2020 – Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot;
2019 – Tomás Fernandes e Yolanda Hopkins;

No que toca a troféus laterais, o grupo Joaquim Chaves Saúde vai premiar a melhor onda da etapa, enquanto o Bom Petisco Girls Score distinguirá o melhor score feminino. A isto junta-se a luta pela Go Chill Expression Session, tanto na vertente masculina como feminina.

No entanto os prémios não ficam apenas para os atletas. Os aficionados terão também a oportunidade de ganhar um relógio Rip Curl Search GPS 2 com a Fantasy Surfer, iniciativa na qual será possível constituir as possíveis equipas vencedoras até à hora da call do primeiro dia de prova.

A nível televisivo, o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro poderá ser acompanhado em directo na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Joaquim Chaves Saúde, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiros de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal do Porto e da Câmara Municipal de Matosinhos, e o apoio técnico da Onda Pura e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.