Fotografia: Cultur’Canto / Facebook
Mafra prepara-se para receber a magia do Natal com o ciclo de concertos inNATALIS 2024, que promete momentos de encanto com várias actuações ao longo do mês de Dezembro. A iniciativa reúne coros, músicos e grupos que irão levar a beleza da música natalícia a várias igrejas do concelho.
O programa tem início no dia 1 de Dezembro, já este Domingo, com dois concertos. Às 16:30 a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na Igreja Nova, recebe o Coro do Clube Ferroviário de Portugal, sob a direcção de João Sebastião. Mais tarde, às 21 horas, o Coro Novus Cantus, dirigido por Fernando Quintela, actua na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Vila Franca do Rosário.
o Coral Cantata Viva vai apresentar-se na Ericeira
No dia 6 de Dezembro, às 21:30, a Igreja de Santo Estêvão, em Santo Estêvão das Galés, será palco para a actuação do Coro Capella Nova, sob a direcção de Fernando Pinto. No dia seguinte, Sábado, dois eventos marcam o dia: às 16:30, o (In)temporal Chorus, dirigido por Alberto Araújo, actua na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, no Sobral da Abelheira; e às 21:30 o Quarteto Opus 28, com a soprano Maria João Sousa, apresenta-se na Igreja de Nossa Senhora da Lapa, na Barreiralva.
A programação continua no dia 8 de Sezembro, Domingo, com dois concertos. Às 17 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, na Encarnação, haverá uma apresentação da soprano Patrícia Modesto, acompanhada pelo organista Daniel Oliveira. Às 21 horas a Igreja de São Paulo, na Malveira, recebe a Escola de Música da Malveira, com Cheila Lima na direcção e Carlos Mendes no órgão, além de um coro participativo sob a direcção de Fernando Quintela.
No dia 13 de Dezembro, Sexta-feira, às 21:30, o Vocal Da Capo, dirigido por Pedro Miguel, actua na Igreja de São Miguel, no Milharado. Já no Sábado, às 17 horas, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Cheleiros, acolhe a soprano Patrycja Gabrel e o guitarrista Pedro Rafael Costa. No mesmo dia, às 21:30, o Coral Cantata Viva, sob a direcção de José Rui Fernandes e acompanhado ao órgão por Daniel Oliveira, apresenta-se na Igreja de São Pedro, na Ericeira.
No dia 15 de Dezembro, Domingo, às 16:30 o Ensemble Corteto, dirigido por Alexandra Neves Fortes, actua na Igreja de São Miguel, em Alcainça. Às 21 horas, na Igreja de Santo Isidoro, será a vez do Capella Vocale Magnificat, sob a direcção e órgão de João Carlos Perdigão.
No dia 20 de Dezembro, Sexta-feira, às 21:30, a Igreja de Nossa Senhora do Livramento, recebe o grupo Mater Fidei, dirigido por Margarida Silva Mendes e acompanhado pelo organista André Ferreira. O programa prossegue no Sábado com dois concertos: às 16 horas, na Igreja de Santo António, na Carvoeira, o Coro de Câmara Outros Cantos, dirigido por Sara Afonso, realiza a sua apresentação, juntamente com o grupo Semínimos, dirigido por Gustavo Lopes e Manuel Morais; mais tarde, às 21h30, o Grupo Coral de Mafra, sob a direcção de Marco Lourenço, actua na Igreja de São Silvestre, no Gradil.
o ciclo de música inNATALIS conta com entradas gratuitas
Finalmente, no dia 22 de Dezembro, Domingo, a programação encerra com dois concertos. Às 16:30 o Coro Sonus Fidei, dirigido pelo Padre Rui Silva, apresenta-se na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, na Enxara do Bispo. E às 21 horas o grupo SoLinSI, com António Geraldo na direcção e Manuel Morais no piano, encerra o ciclo na Capela de Nossa Senhora do Monte Carmo, na Venda do Pinheiro.
O ciclo de música inNATALIS conta com entrada gratuita, no entanto sujeita à lotação de cada espaço. Para mais informações é possível contactar a organização através do número 919 580 569 ou visitar o site da Cultur’Canto.