Fotografia: Ambiental Turismo
A região de Huanchaco, no noroeste do Perú, foi distinguida na sexta-feira como Reserva Mundial de Surf, a primeira na América Latina e a quinta no mundo, pela Save The Waves Coalition.
A candidatura de Huanchaco foi aprovada em Outubro de 2012 depois de ter superado com distinção todos os critérios necessários à atribuição do estatuto: qualidade e consistência das ondas, características ambientais únicas, história e cultura surfer e apoio da comunidade.
A região é também conhecida como o berço peruano do “caballito de totora” (na foto) – uma das primeiras invenções no mundo do surf que permite usufruir da força das ondas, tanto em trabalho como em lazer. A pequena embarcação é ainda hoje utilizada no Perú por pescadores e surfistas e há mesmo campeonatos da especialidade.
Huanchaco é a primeira Reserva Mundial de Surf na América Latina e a quinta no mundo, juntando-se a Malibu e Santa Cruz (California), Manly Beach (Austrália) e Ericeira, que ainda mantém a exclusividade do estatuto na Europa.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês