História

 

Fotografia: Márcio Barreira

 

General D; Black Company; Mind Da Gap; Sam The Kid; Dealema; NBC; Sir Scratch; Allen Halloween; Capicua; Bispo e Holly Hood… estes foram apenas alguns dos nomes que ontem desfilaram pelo palco principal do Sumol Summer Fest para um concerto único e absolutamente histórico. Ao longo de mais de duas horas, a História do Hip Hop Tuga foi objecto de tributo por parte de vários dos seus protagonistas das últimas duas décadas, que apresentaram temas e fizeram a ponte entre os pioneiros e a nova geração.

No final do espectáculo, ainda surgiu como host inesperado Gabriel o Pensador. O rapper brasileiro, que nos últimos anos tem construído uma relação sólida com a Ericeira, brindou o público com palavras sobre o movimento Hip Hop made in Portugal e não deixou o palco sem entoar “FDP”, um dos seus hinos de crítica social.

Para fechar a noite, um peso-pesado do Hip Hop norte-americano: Fat Joe puxou dos galões com hits do calibre de “What’s Love” ou “All the Way Up”. A 9ª edição do festival de música da Ericeira termina hoje: os cabeças-de-cartaz são Post Malone (concerto marcado para as 23 horas) e Sean Paul, que começará a fazer a festa pela meia noite e meia. Mas até lá haverá muito mais animação entre o Ericeira Camping e a Boardriders Quiksilver, dos ritmos musicais à radicalidade do skate.