Guarda do Embaú consagrada Reserva Mundial de Surf

 

Fotografia: Plínio Bordin

 

No Sábado, 26 de Outubro, a Guarda do Embaú (Brasil) foi oficialmente consagrada como a 11ª Reserva Mundial de Surf. A celebração, que durou três dias, foi o culminar de mais de três anos de trabalho intensivo na construção do Conselho Local de Administração, concluindo um Plano de Administração e finalizando um estudo económico da área.

Formado pelo Rio da Madre, o ecossistema de surf da Guarda do Embaú é um dos locais mais clássicos do surf brasileiro, além de uma das áreas mais biodiversas da Mata Atlântica do Brasil.

A Guarda do Embaú abriga uma onda lendária que quebra na foz do poderoso rio Do Madre ao longo do ano. Os melhores meses para as ondas são durante a estação chuvosa (Verão e parte do Outono), mas as ondas quebram ao longo do ano.

“Todos os surfistas brasileiros conhecem este lugar, que possui algumas das melhores ondas de todo o país”, afirmou o ex-campeão mundial de surf Adriano de Souza. “Tenho orgulho de estar envolvido na protecção da Guarda.”

Durante várias gerações a Guarda do Embaú era apenas uma pequena e sonolenta vila agrícola e de pescadores. Na década de 1970 os surfistas descobriram as ondas épicas e agora reconhecidas internacionalmente como um dos melhores spots de surf do Brasil. A Guarda do Embaú apresenta agora uma comunidade de surf coesa e o surf tem desempenhado um papel importante na criação de uma forte ética ambiental na vila. A história do surf no Brasil também não pode ser escrita sem mencionar a Guarda do Embaú.

A Guarda também é uma vila de pescadores multigeracional, por isso existe um profundo respeito inerente aos seus recursos costeiros. De Maio a Julho, a praia da Guarda do Embaú fecha para a pesca da taínhas e o surf não é permitido.

Juntamente com a equipe da Save The Waves, o Conselho de Administração Local elaborou um Plano de Administração da Reserva para definir e implementar projectos importantes para melhorar a qualidade da água do Rio da Madre. Isso resultou num novo programa de monitorização da qualidade da água, aprovação municipal e financiamento para a construção de uma estação de tratamento de águas residuais.

“A Guarda do Embaú é um dos lugares mais únicos que já estive. O que a comunidade fez pela conservação da área como parte da Reserva Mundial de Surf é nada menos que incrível ”, disse o director executivo da Save The Waves, Nik Strong-Cvetich. “Eles estabeleceram um padrão muito alto para o que pode ser alcançado através do programa World Surfing Reserves e são um modelo para os restantes membros da rede WSR”.

A Guarda do Embaú está localizada num ambiente costeiro primitivo, ladeado por enseadas, áreas protegidas e sistemas dunares. A vila está situada junto ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior área de conservação do estado brasileiro de Santa Catarina, que possui um ambiente natural deslumbrante e um sistema estuário intacto. A combinação da classe mundial das suas ondas com um ambiente costeiro intocado revelaram-se fortes atributos a seu favor no que toca à consagração como WSR.

estabeleceram um padrão muito alto para o que pode ser alcançado através das World Surfing Reserves

Entre outros, estiveram presentes nas cerimónias o ex-campeão mundial de surf Adriano de Souza, o surfista português de ondas grandes e co-fundador da WSR, João de Macedo, o prefeito de Palhoça Camilo Martins, a estrela de cinema brasileira e ambientalista Mateus Solano, o surfista profissional Taína Hinckel, o surfista profissional Big Wave e o apresentador de TV brasileiro Ricardo Bocão e Nik Executive-Cvetich, director executivo da Save The Waves.

Integram actualmente esta rede de ondas e áreas protegidas, criada pela Save The Waves Coaliton, os seguintes destinos: Malibu (Califórnia, EUA), Ericeira (Portugal), Manly Beach (Austrália), Santa Cruz (EUA), Huanchaco (Perú), Todos Santos (México), Punta de Lobos (Chile), Gold Coast (Austrália), Guarda do Embaú (Brasil), Noosa (Austrália), Punta Borinquen, em Porto Rico, e Guarda do Embaú, no Brasil.

A Ericeira tornou-se a primeira Reserva Mundial de Surf a nível europeu (e a 2ª globalmente) em 2011.