Fotografia: Liga Moche / Pedro Mestre
Gony Zubizarreta mantém a liderança da Liga Moche após a conclusão da terceira etapa da época competitiva, realizada no último fim-de-semana na praia de Leça da Palmeira, Matosinhos.
O atleta galego, que representa o Ericeira Surf Clube – ESC, foi eliminado nos quartos-de-final do Sumol Porto Pro, mas beneficiou dos fracos resultados obtidos pelos restantes tops nacionais: Vasco Ribeiro (que estava no 2º lugar do ranking) foi eliminado logo na ronda 2 da etapa, o que constituiu a principal surpresa do campeonato; Tiago Pires e José Ferreira (na 3ª e 4ª posições à entrada para a etapa da Invicta) também terminaram a caminhada nos quartos-de-final, ronda em que o percurso do actual campeão nacional Frederico Morais foi igualmente travado.
O Sumol Porto Pro haveria de ter como vencedores dois irmãos: Pedro Henrique, na categoria Open, e Carol Henrique nas raparigas.
A final masculina foi travada entre Pedro Henrique e Marlon Lipke, dois atletas muito competitivos e com vasta experiência internacional. Quando faltavam doze minutos para o final da bateria, Pedro Henrique fez um aéreo que recebeu 7.75 pontos dos juízes e lhe deu o primeiro lugar, posição que haveria de conservar até ao soar da buzina. O vencedor do Sumol Porto Pro mostrou-se emocionado pela estreia a vencer na Liga Moche: “Foram várias vezes a ficar perto e sem conseguir. Estas vitórias trazem muita confiança, motivação e ritmo para os próximos campeonatos internacionais onde vou estar presente”, partilhou Pedro Henrique após a final.
Já a final feminina foi disputada entre Carol Henrique e Camilla Kemp, que partilhavam o primeiro lugar do ranking. Carol viria a vencer, repetindo o resultado da etapa anterior, realizada na Caparica, e ficando isolada na liderança da Liga Moche.
Gony Zubizarreta continua, assim, no primeiro lugar do ranking Open, com Pedro Henrique na segunda posição e Marlon Lipke a fechar o pódio. Nas senhoras, Carol Henrique é agora líder isolada, seguida de Camilla Kemp no segundo lugar e Teresa Bonvalot na terceira posição.
Nos troféus paralelos em disputa nesta etapa, o Ramirez Júnior Award (sub18 feminino) foi para Teresa Bonvalot, enquanto Elohe Alvarez conquistou a Renault Expression Session.
A próxima etapa da Liga Moche será o Allianz Sintra Pro, a realizar na Praia Grande entre os dias 3 e 5 de Junho.