Fotografia: DR
“RED” é o nome da exposição de pintura abstracta do artista jugoslavo Branislav Mihajlovic que vai inaugurar amanhã a Hélder Alfaiate Galeria de Arte, na Ericeira.
A abertura do espaço de mostras artísticas e culturais acontecerá com dois eventos separados: às 17h há a cerimónia inaugural na galeria, na Rua Fonte do Cabo, 40A, e às 18h a celebração segue para o Wine Bar & Tapas Vira Copos, na Rua do Caldeira, 52.
A exposição “RED” surge de uma viagem de Branislav Mihajlovic a Pompeia, Itália, e da sua confrontação com a profundidade emocional transmitida pelas cores de pinturas da Antiguidade Clássica que observou. Esta é a primeira instalação estritamente abstracta do artista, embora não seja uma área que lhe seja estranha, dado que explora a linguagem abstracta enquanto exercício conceptual, mental e artístico.
Branislav Mihajlovic nasceu em Belgrado, Jugoslávia, em 1961, e é formado em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes da Universidade de Belgrado. Durante dois anos, estabeleceu-se em Amesterdão, na Holanda, mas desde 1992 que vive em Cascais. Já participou em mais de sessenta exposições colectivas e trinta individuais nos três países que cruzou enquanto períodos de vivência fixa – Jugoslávia, Holanda e Portugal.
A entrada para a exposição – que estará patente na galeria até dia 25 de Janeiro – é gratuita. O espaço terá o horário das 10 às 24h, de terça-feira a domingo.