Fotografia: Smart Tours Mafra
Arrancaram recentemente as obras de instalação do Museu Nacional da Música no Palácio Nacional de Mafra, utilizando fundos provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR –, num projecto que inclui a criação do Arquivo Nacional Sonoro.
Com mais de 90 sinos, os dois carrilhões do Palácio mafrense encomendados pelo rei Dom João V no Século XVIII também vão sofrer um processo de manutenção.
o Palácio de Mafra proporciona o espaço ideal para abrigar o novo Museu Nacional da Música
O investimento, no total de 18 milhões de euros, contempla ainda o restauro da basílica e da biblioteca, ambos componentes importantes do património cultural do Palácio, bem como a reabilitação das fachadas exteriores do Palácio.
O Palácio Nacional de Mafra, dotado de mais de 1.800 metros de salas vazias, proporciona o espaço ideal para abrigar o novo Museu Nacional da Música. Actualmente, este museu encontra-se num espaço provisório na estação de metropolitano do Alto dos Moinhos, em Lisboa.
Com o objectivo de optimizar o processo e garantir que os recursos sejam empregados de forma eficiente, o Ministério da Cultura assumiu a transferência directa dos fundos para a autarquia de Mafra, que ficou assim com a responsabilidade de conduzir o concurso para a selecção da empresa que executará e acompanhará de perto todas as etapas dos trabalhos.
O novo Museu Nacional da Música em Mafra representará um marco significativo para a cultura portuguesa. Além de proporcionar um espaço adequado para abrigar um rico acervo de peças musicais e instrumentos históricos, tornar-se-á um centro de referência para a música nacional e internacional, atraindo turistas e amantes da música de todo o mundo.
O concelho de Mafra é, assim, o segundo concelho do país com mais verbas atribuídas pelo PRR na área do património.
Esta publicação também está disponível em | This article is also available in: Inglês