Filipa Broeiro termina nacional de Bodyboard na 3ª posição

 

Fotografia: ESC

 

A atleta do Ericeira Surf Clube Filipa Broeiro, de apenas 18 anos, esteve muito perto de se sagrar Campeã Nacional de Bodyboard.

À entrada para a última etapa, disputada este fim-de-semana na Póvoa do Varzim, Filipa – campeã nacional sub-18 (em 2018 e 2019) e campeã europeia júnior em 2018 – precisava de ganhar a prova e que Joana Shenker (“apenas” a melhor bodyboarder portuguesa da actualidade) ficasse no quarto lugar – ou mais abaixo desta posição – na prova que encerrou o circuito.

Tanto Filipa como Joana alcançaram o heat decisivo na Praia da Salgueira. Na final, quando estava em segundo lugar, atrás de Teresa Padrela, Joana Schenker cometeu uma interferência sobre Filipa Broeiro, vendo assim descartada a sua segunda melhor nota e caindo para o quarto lugar da bateria.

Filipa Broeiro voltou a demonstrar que é uma adversária de respeito

Infelizmente, Filipa Broeiro não conseguiu ultrapassar Teresa Padrela, que venceu a etapa, ficando na segunda posição da final e abrindo caminho para Joana Schenker alcançar o sétimo título nacional da sua carreira.

De qualquer forma, Filipa Broeiro voltou a demonstrar que é uma adversária de respeito, causando um valente susto à ex-campeã mundial portuguesa de 33 anos.

Joana Schenker amealhou 3204 pontos, que lhe deram o título nacional feminino; em segundo lugar no ranking final ficou Teresa Almeida, com 3108 pontos, e na terceira posição Filipa Broeiro, com 3096 pontos.

Na categoria Open a etapa foi vencida por Miguel Adão, enquanto que Daniel Fonseca já havia assegurado o terceiro título de campeão nacional de 2020 na etapa anterior, disputada em Peniche.