Fotografia: DR
De 30 de Outubro a 5 de Novembro vai decorrer o Festival Literário de Mafra, comissariado por José Fanha. Uma semana que oferece dias repletos de iniciativas e actividades dedicadas a autores de expressão portuguesa, à literatura e aos leitores de todas as idades, incluindo uma Feira do Livro, encontros com autores e sessões de contos.
Nos dois primeiros dias, 30 e 31 de Outubro, o festival reserva actividades especialmente dedicadas às escolas. Sessões de contos tradicionais vão ser realizadas em várias escolas, incluindo a Escola Básica e Secundária António Bento Franco, a Escola Básica de Mafra, o Colégio Miramar, Universidades Seniores e a Escola Secundária José Saramago.
uma oportunidade para a comunidade local e visitantes celebrarem a riqueza da literatura, conhecerem e ouvirem a perspectiva dos autores
Estas sessões serão conduzidas por contadores de histórias experientes, incluindo António Fontinha, Cristina Taquelim, Rodolfo Castro, Miguel Horta e Elsa Serra. Será uma oportunidade para as crianças e jovens se envolverem com histórias e desenvolverem o seu amor pela literatura.
A abertura oficial do Festival e da Feira do Livro acontecem apenas no dia 1 de Novembro, às 16 horas, no Torreão Sul do Real Edifício de Mafra. Esta inauguração contará com a presença de António Sampaio da Nóvoa e incluirá um momento musical com Agir.
Durante os dias seguintes o festival apresentará uma série de encontros com autores numa variedade de temas literários. Desde “História e Ficção” até “A Guerra na Literatura”, “António Gedeão, Professor e Poeta”, “Língua Portuguesa: Uma Casa Comum”, “Literatura Infanto-Juvenil”, “Ler para quê?” e “Escrevo para Fazer Acontecer” haverá um encontro para todos os gostos literários. Autores notáveis, como Isabel Stilwell, Alberto Santos, Ondjaki e Alice Vieira compartilharão as suas perspectivas e experiências.
A fechar, no dia 5 de Novembro, o festival dedica-se à ilustração, com a participação de André Letria, Jorge Silva e Catarina Sobral. Além disso, já a encerrar o evento, haverá uma intervenção especial intitulada “Mafra: Horror e Maravilha”, que promete ser uma experiência cultural única, a cargo de Hélia Correia.
Todas as actividades são de participação gratuita. No entanto, para participar nos encontros com autores é necessária inscrição prévia, realizada através do website da Câmara Municipal de Mafra, onde é também possível ver todos os horários e participantes nas diversas sessões.