Exposição de Rui Pinheiro na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva

 

Fotografia: Obra de Rui Pinheiro

 

A Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, vai ser palco da exposição “Tributo à Ericeira”, uma mostra do pintor Rui Pinheiro, reconhecido pela sua técnica de pintura em aguarela e por transformar as paisagens da Ericeira em belas obras de arte.

Esta é uma verdadeira galeria de janelas viradas para alguns dos (re)cantos mais deslumbrantes da Ericeira, através do olhar atento deste artista, que homenageia esta vila intrinsecamente ligada à cultura piscatória e, mais recentemente, ao surf. No seu trabalho é possível ver retratada a vida dos pescadores, as praias ou diferentes monumentos espalhados pela vila.

o casario branco debruado a azul, o mar que a beija em cada maré, o ritual da faina dos pescadores e a simpatia da sua gente

Foi em 1995, altura em que realizou a sua primeira exposição na galeria da já extinta Junta de Turismo da Ericeira, que Rui Pinheiro começou a desenvolver a ligação a esta terra, inspirando o seu trabalho n’”o casario branco debruado a azul, o mar que a beija em cada maré, o ritual da faina dos pescadores e a simpatia da sua gente”, tal como afirmou há três anos em entrevista à AZUL.

A abertura desta exposição está marcada para Sábado, dia 6 de Agosto, às 18 horas, prolongando-se até ao dia 4 de Setembro – a Casa de Cultura está aberta de Terça-feira a Sábado, das 10 às 13 horas e das 14 às 19 horas, e ao Domingo das 15 às 18 horas, encerrando às Segundas-feiras e feriados.