Fotografia: DR
A exportação de Pêra Rocha do Oeste, na campanha de produção de 2013/2014, atingiu o valor mais elevado alguma vez registado. Num total de 195 mil frutos produzidos, cerca de 100 mil foram vendidos a mercados externos, de acordo com os números da Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha avançados pela Rádio Renascença em finais de Outubro.
Os brasileiros são os maiores apreciadores desta fruta nacional cujos 99% da produção são provenientes da zona oeste de Lisboa. Só aquele país sul-americano absorve um terço da exportação, colocando-se à frente de mercados como Reino Unido, França e Rússia, que também se encontram entre os principais compradores de Pêra Rocha. Marrocos, Alemanha, Polónia e Irlanda vêm logo a seguir nas estatísticas.
A venda de Pêra Rocha para mercados exteriores gera cerca de 140 milhões de euros anuais, contabilizando quase dez mil produtores espalhados pelo país.
A Pêra Rocha é um produto que possui Denominação de Origem Protegida (DOP) por se tratar de uma variedade exclusiva ao solo português. A variante do Oeste é produzida entre Mafra e Leiria numa área de cultivo que se estende por 11 mil hectares. Os Concelhos de Cadaval e Bombarral são os principais produtores.
O cultivo e produção da Pêra Rocha envolve cerca de 4700 postos de trabalho, número que chega a atingir, diariamente, 13 mil durante a época da colheita.