Fotografia: DR
Arranca hoje mais uma edição da Bienal EXD Experimenta Design, um dos maiores eventos culturais do país e uma referência internacional nas áreas do design, arquitectura e indústrias criativas. A presente edição desta bienal tem como tema “No Borders”, que a presidente da Experimenta, Guta Moura Guedes, considera ambicioso: até ao dia 22 de Dezembro, nas múltiplas exposições, conferências e debates, propõe-se discutir e aprofundar questões relacionadas com o mundo globalizado do séc. XXI e como ultrapassar as fronteiras que nos limitam enquanto agentes determinantes desse processo de globalização.
Para Guta Moura Guedes, o design, que “é uma disciplina centrada nas pessoas”, tem um papel fundamental na resolução destes problemas e pode servir para criar soluções “mais comunicantes e colaborativas”. Assim, começam hoje a chegar a Lisboa dezenas de representantes de todo o mundo para, durante as próximas semanas, transformarem a cidade numa plataforma de comunicação, discussão e reflexão. Acompanhe toda a programação da Bienal de Lisboa aqui.
Guta Moura Guedes não dispensa a Ericeira da sua lista de locais obrigatórios, e é à vila onde o mar é mais azul que recorre, sempre que pode, para descansar da azáfama das muitas viagens que faz pelo mundo. A praia dos Coxos é uma das suas preferidas, mas no Verão também é comum frequentar a Foz do Lizandro ou a praia do Sul. Distinguida pelo governo francês com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras, já passou também pela administração do CCB, pela Casa da Música no Porto e por uma série de instituições nacionais e europeias ligadas à cultura.