Fotografia: DR
A sexta edição do Portuguese Surf Film Festival (PSFF) volta à Ericeira para celebrar a cultura do surf na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, entre os dias 22 e 29 de Julho.
Este ano o tema do PSFF é “Your Craft”, homenageando quem vive a cultura do surf na sua arte. A ilustrá-lo a preceito, a criação de Kyle Diorio (director criativo desta edição) e Pedro Barroso que podem ver na imagem que destacamos neste artigo: um azulejo português com a fachada da Casa de Cultura jagoz.
Entre os principais destaques do PSFF 2017 encontram-se a existência de um prémio e de uma noite de cinema dedicados exclusivamente à presença feminina no universo das ondas e, também, a projecção do maior número de filmes que o festival alguma vez apresentou. Susana Andrade, fundadora do festival, declarou que se tratam de “23 obras seleccionadas criteriosamente e, tal como nos anos anteriores, temos um enorme orgulho na qualidade que conseguimos reunir. Desde a primeira edição, em 2012, temos notado que a presença feminina no cinema de surf, seja na vertente de atleta, soul surfer ou até mesmo na realização, tem estado largamente em minoria. Esta foi, por isso, a inspiração principal para criarmos uma categoria que reconheça e preste homenagem às mulheres. A noite especial dedicada ao prémio Women in Surf Films é uma das novidades e traz a beleza, a profundidade e a emoção das histórias contadas no feminino.”
Entre os filmes a concurso encontram-se Saca – o Filme de Tiago Pires, que abrirá o festival, e Blackboy, sobre a vida de um jovem surfista de longboard da Indonésia, que será projectado no encerramento do PSFF 2017.
Para além do prémio Women in Surf Films, as seguintes categorias irão premiar os filmes a concurso: Best feature, Best Short, Best in Sustainability, Best Ericeira, Audience Award e ainda Impactful Story, que constitui uma novidade.
Este galardão é dedicado a “filmes que nos vão deixar a pensar durante dias, quer pela beleza, quer pela profundidade que encontramos em vidas e casos reais e que tantas vezes desconhecemos”, declarou Susana Andrade numa entrevista ao Beachcam.
E a arte também vai voltar a fazer parte do programa do PSFF: a directora do festival realça nessa mesma entrevista “uma sessão de pintura ao vivo, logo na inauguração, da autoria de Lisa Marques, e também uma masterclass sobre skateboardshaping, com o talentoso duo Agata Zdziarska e Esteve Ayma”.
Os bilhetes para este festival, que volta a contar com o patrocínio da Câmara Municipal de Mafra, têm o valor unitário de 2€ e podem ser adquiridos na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva antes das respectivas projecções.
Mais informações e programa completo para os oito dias de festival no site oficial do PSFF.