Está a chegar o Festival Internacional do Ouriço do Mar

 

Fotografia: DR

 

O ano de 2025 marca o 10º aniversário do Festival Internacional do Ouriço do Mar. Uma década a divulgar e dignificar uma iguaria única, que vai ser celebrada no Mercado Municipal da Ericeira, de 21 a 30 de Março.

“A Ericeira (outrora Ouriceira) está, desde há muito, associada aos ouriços-do-mar, que são tradição nas nossas praias e constam do receituário das comunidades piscatórias locais. Definitivamente, esta iguaria faz parte da nossa identidade. Volvidos 10 anos, o Festival Internacional do Ouriço do Mar assume-se, cada vez mais, como evento de referência para potenciar o conhecimento, promover a cultura gastronómica e divulgar a actividade económica, enquadrando-se numa estratégia municipal alargada de valorização dos produtos endógenos”, afirma Hugo Moreira Luís, Presidente da Câmara Municipal de Mafra.

24 restaurantes locais participam na mostra gastronómica

No dia 21 de Março, às 18 horas, as portas do Mercado Municipal da Ericeira vão abrir-se para a inauguração oficial de mais uma edição do evento que divulga o Ouriço do Mar em todas as suas vertentes: gastronómica, científica, académica, turística, entre outras.

O já conhecido seafood court funcionará das 12 às 20 horas nos dias 22, 23, 29 e 30 de Março, apresentando várias sugestões de cozinha do mar e vinhos das regiões de Mafra e de Lisboa; aos sábados (dias 22 e 29 de Março) vai realizar-se uma oficina de ciência, conduzida pelo MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) para quem quiser saber mais sobre o ecossistema marinho e o ciclo de vida do Ouriço do Mar.

Os show cookings são sempre um momento alto do festival, constituindo não só uma oportunidade de provar o Ouriço do Mar em preparações criativas e originais – apresentadas em peças de loiça Costa Nova, marca parceira do evento – como permitindo uma interação próxima quer com as escolas de cozinha e universidades presentes como com os chefs convidados. Aqui estará reunido um cartaz de luxo – como seria de esperar em ano especial de aniversário –, que inclui nomes, nacionais e internacionais, referenciados por organizações como a Michelin e o The World’s 50 Best Restaurants.

Ouriço do mar – ph. Marisqueira Furnas

Athanasios Kargatzidis (Costa Fria e Baron Beirut), Fagner Businhani (GoJuu Club), Nunes Real Marisqueira, Justin Jennings (Downunder), Rodrigo Alves (Ao Lume e Talho do Mar Londres), Carlos Duarte Afonso (C-A e 24 Kitchen), Adam Demanuele (The Seafood Market Grill Malta), Miguel Castro e Silva (Casario e Time Out Market), Luís Machado (Docapesca), Habner Gomes (Yoso) e José Lopes (Bon Bon) vão estar presentes ao longo dos dois fins-de-semana do festival para darem a provar toda a sua criatividade em One Bite Snacks onde o ouriço é rei.

Como sempre aconteceu nestes 10 anos de vida, o festival não se limita aos dias de realização no mercado da Ericeira, declinando-se em vários outros momentos que sublinham a sua presença na comunidade local e junto de agentes relevantes para a sua divulgação e incentivo ao consumo consciente e informado.

no dia 3 de Abril realiza-se a signature session Abril Ouriços Mil

Este ano serão 24 os restaurantes locais participantes na mostra gastronómica adjacente ao festival, apresentando no menu pelo menos um prato preparado com Ouriços do Mar durante o período de duração do evento.

Também no âmbito do festival acontecerá o jantar Ouriço do Mar: o Caviar da Ericeira. A 27 de Março, no restaurante Golfinho Azul (junto à praia de São Lourenço), o chef Pedro Castro apresentará cinco momentos com a presença de Ouriço do Mar – do welcome drink à sobremesa. O pairing de vinhos, incluído no preço – 60€ por pessoa – ficará a cargo de Ouriceira Wines (Ericeira), Madame Pilar (Torres Vedras) e Quinta da Murgas (Bucelas).

E porque o Festival do Ouriço do Mar acontece em Março, mas o mês seguinte ainda é época, realizar-se-á em Lisboa, na Nunes Real Marisqueira (que a 22 de Março fará um show cooking no Mercado Municipal da Ericeira), a signature session “Abril Ouriços Mil” no dia 3 de Abril. Este será um almoço de balanço de 10 anos de festival onde parceiros das várias áreas que formam o evento, imprensa e convidados, trocarão conhecimento numa talk informal, enquanto degustam algumas das sugestões criadas pela Nunes Real Marisqueira, que terá o Ouriço do Mar em destaque no seu menu durante todo o mês de Abril.

Este festival é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Mafra e do consultor gastronómico Nuno Nobre. Conheça todo o menu e a lista dos restaurantes aderentes no programa disponível no site da Câmara Municipal de Mafra.