Ericeirenses atentos a Tomás Fernandes no Allianz Algarve Pro

Tomás Fernandes renova pela Billabong. - ph. Carlos Pinto

 

Fotografia: Carlos Pinto

 

O Allianz Algarve Pro, quarta e penúltima etapa na categoria masculino da Liga Moche, o circuito nacional de surf, disputa-se de 6 a 8 de Junho na Praia do Amado, Aljezur. Entramos na fase decisiva da competição, com Vasco Ribeiro a liderar destacado o circuito e com Tomás Fernandes, do Ericeira Surf Clube (ESC), ainda com possibilidades de alcançar o título.

É sobre este atleta ericeirense que recai grande expectativa para trazer um bom resultado para a vila. O jovem atleta de 19 anos encontra-se no quarto lugar do ranking, a 660 pontos do primeiro classificado, Vasco Ribeiro. Gony Zubizarreta, atleta do ESC que iniciou a temporada com dois terceiros lugares não participou na etapa anterior, no Porto, caindo para o 11º lugar da classificação geral.

Entre as meninas, Teresa Bonvalot, de Cascais, é quem lidera o circuito, embora haja uma etapa a mais no calendário feminino, o que deixa ainda tudo em aberto em termos de resultados definitivos. Ana Sarmento, atleta do Ericeira Surf Clube, é quem está imediatamente atrás no ranking, a 470 pontos de Bonvalot, decorrente de dois segundos lugares e um quarto nas primeiras três etapas do ano. Carina Duarte, actual campeã nacional, ocupa a terceira posição com menos 675 pontos que a líder do ranking.

No Algarve, a exemplo de toda a temporada, estarão também em disputa as qualificações para os Moche Wildcards da etapa portuguesa do circuito mundial ASP, por agora lideradas por Vasco Ribeiro, a Malibu Expression Session, que entrega 500€ à melhor manobra do campeonato, e o Ramirez Júnior Award, que premeia o melhor surfista sub-16 com um cheque de 500€.

A etapa tem transmissão em directo no MEO Kanal 202020, no website da Liga Moche, na aplicação mobile Surf Moche e na RTP, através de resumos dedicados.